Campanha "Pausa para Saúde" foi realizada na UFLA

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quarta, 29 Mai 2019 18:05 | Última Atualização: Quinta, 30 Mai 2019 12:41

A Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO)  da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) promoveu nesta quarta-feira (29/5), no Centro de Convivência da Universidade Federal de Lavras (UFLA), uma campanha de promoção da saúde para servidores técnicos administrativos, docentes e terceirizados.

O objetivo da ação foi realizar atendimentos e  procedimentos de aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, mensuração do índice de massa corporal e verificação do status vacinal, com as devidas orientações e encaminhamentos necessários.

Para a servidora da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) Juliana Aparecida da Silva, ações como esta são de grande importância e acabam sendo preventivas. “Devido à correria do dia a dia, quase não tenho tempo de procurar um médico e, aqui, se for diagnosticado algo, já tomamos providência e marcamos um médico.”

Para realizar os atendimentos, a ação contou com uma equipe interdisciplinar em saúde. De acordo com a enfermeira do trabalho da CSO Flávia Alvarenga Fernandes Bruzzi, os atendimentos de hoje foram focados nos servidores, porque a Coordenadoria de Saúde Ocupacional percebeu a necessidade de fazer esses exames de forma preventiva, e também para ter uma interação maior com eles.

Segundo Flávia, “podemos verificar as doenças cardiovasculares através de alguns índices que estamos coletando hoje, como: o índice de massa corpórea, checagem de peso e altura, glicemia capilar, circunferência abdominal e os níveis pressóricos. Também fazemos uma coleta do histórico familiar do servidor, se existem pais com doenças cardiovasculares, diabetes ou hipertensão. Após essa conversa, conseguimos estimar os riscos e fazer as orientações necessárias".

Texto: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig