SEMINÁRIO

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão realiza seminário na UFLA

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Sexta, 07 Junho 2019 13:44 | Última Atualização: Sexta, 07 Junho 2019 13:44
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 3 e 4/6, foi realizado, no anfiteatro do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA), o "Seminário de Avaliação de 5 anos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável e Extensão (PPGDE). O evento foi organizado pelo PPGDE e teve o objetivo de refletir sobre a atuação do programa de pós-graduação em três aspectos estratégicos: a inserção social, as contribuições dos trabalhos realizados para a sociedade e a produção intelectual do programa. O seminário também buscou identificar limites e desafios, bem como propor caminhos para melhorias nos três aspectos estratégicos.

No dia 3/6, houve a apresentação da trajetória do programa nesses 5 anos, do perfil dos estudantes, dos temas dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos e da produção bibliográfica e técnica realizada pelos docentes e discentes. Na ocasião, estudantes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos pelo PPGDE sobre as contribuições do programa para os estudantes e para a sociedade.

Já no dia 4/6, foi apresentado um painel sobre a construção de caminhos para uma maior inserção social da pós-graduação, além de uma sessão para discutir ações de curto, médio e longo prazo para a melhoria do programa em cada um dos eixos estratégicos. Este espaço contou com a participação do professor e coordenador do mestrado profissional em Administração Pública, José de Arimatéia Dias Valadão (DAE/UFLA), e do professor Eduardo Magalhães Ribeiro, do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O seminário contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre discentes e docentes do PPGDE, além de estudantes das turmas do programa, vindos de diferentes cidades e estados. A comissão organizadora foi composta por discentes, técnicos administrativos e docentes do programa.

Para o professor e coordenador do PPGDE, Thiago Assis, “o evento permitiu avaliar a trajetória do programa de pós-graduação e propor ações que permitirão um trabalho conjunto entre docentes, discentes e egressos, visando a melhoria contínua do programa”.

Ao final do evento, houve uma confraternização entre os docentes e discentes presentes, com a declamação de poesias e apresentação musical com os “talentos da casa”.

Texto: Melissa Pereira, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig