Colação de Grau

Formandos dos cursos de Educação a Distância da UFLA colaram grau no último sábado

Escrito por Eder Spuri | Publicado: Segunda, 12 Agosto 2019 11:57 | Última Atualização: Segunda, 12 Agosto 2019 11:59

No último sábado (10/8), familiares e amigos prestigiaram a cerimônia de colação de grau dos cursos de Educação a Distância das turmas de Administração Pública e Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Os formandos encerraram a jornada acadêmica com uma cerimônia presidida pelo reitor em exercício e presidente do Conselho Universitário, professor Ronei Ximenes Martins, a secretária do Conselho Universitário da UFLA, Ione Dias Bertolucci e representando a Diretoria de Educação a Distância da UFLA o professor Marcelo Márcio Romaniello. Estiveram presentes também o coordenador do curso de Administração Pública, o professor Dênis Renato Oliveira e representando a coordenação do curso de Pedagogia a professora Adriana Pryscilla Duarte de Melo e o chefe do Departamento de Educação, professor Cláudio Lúcio Mendes.

O requerimento de concessão de grau foi realizado pela formanda Patrícia Cristina Siqueira Silva do curso de Pedagogia do Polo UAB de Jaboticatubas e após este momento a oradora oficial da turma, Kelen Cristina Lacerda Cristiano do Polo de Campos Gerais, realizou o seu discurso parafraseando Fernando Pessoa: “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis”. Kelen ainda ressaltou que “a UFLA tem promovido o bem-estar social, tornando o conhecimento um bem acessível e concretizado em nossas vidas. Encurtando, assim, caminhos apesar da distância, onde as mídias ganharam sentido e excelência ao tornar meio difusor desse conhecimento, transformando os sonhos em liberdade, pois estamos convictos que somente a Educação liberta o homem”.

Os professores homenageados na celebração foram: Érica Alves Barbosa (Pedagogia), que foi representada pela professora Adriana Priscila, e André Luiz Ribeiro Lima (Administração Pública).

Como ato de encerramento, o reitor em exercício reforçou a alegria deste momento com a sensação de missão cumprida ao “devolver para a sociedade os profissionais dos quais ela necessita tanto para se desenvolver e evoluir”. Ainda em sua fala o professor abordou sobre a Educação a Distância ser “uma forma de inclusão social importantíssima da universidade, porque é onde conseguimos democratizar as vagas de acesso à educação pública nas universidades federais”. Também destacou as funções da instituição pública, como “de desenvolver novo conhecimento por meio da pesquisa e de levar o novo por meio da extensão a todos os locais e pessoas que puder levar, além de oferecer oportunidade de melhoria na vida das pessoas”.

Texto e Fotos: Eder Spuri - bolsista Dcom/Fapemig

Assunto(s): Colação , Cerimônia , EaD , Ufla.