MEC

UFLA recebe visita do titular da Secretaria de Educação Superior do MEC

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 12 Agosto 2019 18:22 | Última Atualização: Terça, 13 Agosto 2019 11:47

visita secretario4A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, nos dias 8 e 9/8, a visita do titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Arnaldo Barbosa Lima Júnior.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, agradeceu a presença do secretário, em atendimento à demanda apresentada pela Instituição. No primeiro compromisso com a autoridade, o reitor realizou uma apresentação da Universidade que enfatizou o crescimento registrado nos últimos anos e as demandas, em termos orçamentários, que o acompanharam.

Foram expostos dados sobre a expansão física, a ampliação do ensino - nas modalidades de graduação e pós-graduação - e a mudança do perfil institucional, com a contratação de novos servidores e novas modalidades de ingresso de discentes. As necessidades de investimentos e serviços geradas para a manutenção dessa estrutura também foram apresentadas. O reitor enfatizou a importância do cumprimento, pelo MEC, do orçamento anual previsto para a Universidade, para que os compromissos assumidos sejam saldados.

Scolforo também abordou a política de inovação da Universidade, destacando o trabalho realizado pelos núcleos e grupos de estudo, bem como pelas empresas juniores. O secretário conferiu, na prática, uma amostra desse trabalho, em uma exposição montada na Agência de Inovação do Café (Inova Café).

visita secretario5 secretario exposicao1

No dia 9, o secretário conheceu outras iniciativas inovadoras da UFLA, como as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf), o Laboratório de Gestão de Resíduos e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Também visitou vários projetos em andamento, que aguardam recursos para serem concluídos, como o Centro Multiuso e o Parque Tecnológico.

Na avaliação do secretário, “a UFLA possui um grande potencial na área agrícola - que é estratégica para a economia brasileira -, além de ser um exemplo inspirador na aproximação com o setor privado, na internacionalização, no incentivo ao empreendedorismo e na gestão de recursos”. O secretário também ficou muito impressionado com a organização da Universidade, a demonstração realizada pelos núcleos, grupos de estudo e empresas juniores, e a apresentação realizada por professores que já registraram patentes.

Durante a visita, o secretário da Sesu solicitou um espaço para apresentar e esclarecer dúvidas sobre o Programa Future-se, proposto pelo MEC às universidades federais no mês de julho e aberto à consulta pública até dia 15/8.

A apresentação foi realizada na tarde do dia 9. Estiveram presentes alunos, docentes técnicos administrativos, entidades representativas desses segmentos da comunidade interna e o Grupo de Trabalho constituído pelo reitor, em julho, para analisar a proposta do Programa Future-se. Os participantes puderam fazer perguntas e sugestões sobre o programa.

A visita do secretário de Ensino Superior à UFLA faz parte da estratégia da Direção Executiva de trazer autoridades para conhecer a organização, a gestão e a política de inovação que tornam a UFLA uma instituição amplamente qualificada. Dada a intensidade das restrições orçamentárias, especialmente este ano, a Direção Executiva planeja trazer outras personalidades ligadas ao governo, à iniciativa privada e a outras organizações para conhecer o câmpus da UFLA, agindo para prover meios que: 1) garantam o funcionamento com qualidade; 2) assegurem que a UFLA continue crescendo e 3) garantam que os benefícios alcançados sejam, como sempre foi, para todos da Instituição.