Mais de mil estudantes participaram da recepção de calouros
Neste período letivo que se inicia, cerca de 1200 novos estudantes, de 23 cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participaram do encontro com o reitor na Recepção de Calouros do 2º período letivo de 2019. O evento ocorreu na última quarta-feira (14/8), no Ginásio 2 do Departamento de Educação Física (DEF), onde os novos ingressante foram recepcionados pela reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho juntamente com o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins e pela chefe de gabinete, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante.
Estiveram presentes também os demais pró-reitores, coordenadores de Cursos de Graduação, diretores, chefes de Departamento, técnicos administrativos, coordenadores do Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos de Graduação e o Tenente Sanges Marques Guimarães, comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais. Em seu discurso, o Tenente Sanges falou sobre “Transito e Segurança”, dando orientações para os novos calouros a fim de garantir que estejam atentos e seguros durante essa nova etapa e também levando os conhecimentos por toda a sua trajetória.
A professora Édila realçou a importância de se ter disciplina, para que os novos estudantes saibam discernir e equilibrar os momentos de estudo e de confraternização, algo “fundamental para o sucesso”. Ainda em seu discurso, a professora relatou que é preciso que os calouros “usufruam das oportunidades que a UFLA oferece para a formação profissional e cidadã, por meio do ensino, pesquisa e extensão”. Como finalização, citou o trecho presente em uma carta da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior: “O sistema de universidades federais é um patrimônio do nosso povo: Essas representam uma das apostas mais significativas da sociedade brasileira no conhecimento, na ciência, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento social, tecnológico, na cultura e nas artes”.
Outra pauta reforçada durante a cerimônia foi sobre a proibição da prática de trote na UFLA. A resolução da Universidade deixa estabelecido que “não é permitido qualquer tipo de ato estudantil que cause a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento, dentro e fora do espaço físico da Universidade”, sendo passíveis de penalidades.
A UFLA se dispõe do Disk Trote, ferramenta para denunciar esse tipo de ação dentro e fora do câmpus. As ocorrências podem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Graduação ou através do número 3829-1154 ou pelos ramais 1154 e 333.
Texto e Fotos: Eder Spuri - bolsista Dcom/Fapemig