Recepção de Calouros

Mais de mil estudantes participaram da recepção de calouros

Escrito por Eder Spuri | Publicado: Quinta, 15 Agosto 2019 11:22 | Última Atualização: Quinta, 15 Agosto 2019 17:17

Neste período letivo que se inicia, cerca de 1200 novos estudantes, de 23 cursos de graduação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), participaram do encontro com o reitor na Recepção de Calouros do 2º período letivo de 2019. O evento ocorreu na última quarta-feira (14/8), no Ginásio 2 do Departamento de Educação Física (DEF), onde os novos ingressante foram recepcionados pela reitora em exercício, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho juntamente com o pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins e pela chefe de gabinete, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante.

Estiveram presentes também os demais pró-reitores, coordenadores de Cursos de Graduação, diretores, chefes de Departamento, técnicos administrativos, coordenadores do Diretório Central dos Estudantes e Centros Acadêmicos de Graduação e o Tenente Sanges Marques Guimarães, comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais. Em seu discurso, o Tenente Sanges falou sobre “Transito e Segurança”, dando orientações para os novos calouros a fim de garantir que estejam atentos e seguros durante essa nova etapa e também levando os conhecimentos por toda a sua trajetória.

A professora Édila realçou a importância de se ter disciplina, para que os novos estudantes saibam discernir e equilibrar os momentos de estudo e de confraternização, algo “fundamental para o sucesso”. Ainda em seu discurso, a professora relatou que é preciso que os calouros “usufruam das oportunidades que a UFLA oferece para a formação profissional e cidadã, por meio do ensino, pesquisa e extensão”. Como finalização, citou o trecho presente em uma carta da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior: “O sistema de universidades federais é um patrimônio do nosso povo: Essas representam uma das apostas mais significativas da sociedade brasileira no conhecimento, na ciência, na formação de recursos humanos, no desenvolvimento social, tecnológico, na cultura e nas artes”.

Outra pauta reforçada durante a cerimônia foi sobre a proibição da prática de trote na UFLA. A resolução da Universidade deixa estabelecido que “não é permitido qualquer tipo de ato estudantil que cause a quem quer que seja, agressão física, moral ou qualquer forma de constrangimento, dentro e fora do espaço físico da Universidade”, sendo passíveis de penalidades.

A UFLA se dispõe do Disk Trote, ferramenta para denunciar esse tipo de ação dentro e fora do câmpus. As ocorrências podem ser encaminhadas à Pró-Reitoria de Graduação ou através do número 3829-1154 ou pelos ramais 1154 e 333.

Texto e Fotos: Eder Spuri - bolsista Dcom/Fapemig