Convivência segura

UFLA e PMMG iniciam campanha educativa de segurança no câmpus

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 19 Agosto 2019 12:18 | Última Atualização: Segunda, 19 Agosto 2019 12:35
Gentileza solicitar descrição da imagem

O câmpus universitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) é um espaço público e aberto a todos. Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre uma convivência segura e harmoniosa no local, a Universidade e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) iniciam a campanha "Segurança no câmpus: todos juntos pelo bem-estar".

A iniciativa envolve a divulgação de dicas sobre trânsito, segurança física e patrimonial, circulação de animais, prevenção de incêndios, entre outros, por meio das redes sociais da UFLA e a Rádio Universitária. Além disso, a campanha contará com blitz e mobilizações educativas da PMMG.

Segundo o comandante da 54ª Companhia da PMMG, capitão Leonardo de Oliveira Barbosa, o trabalho é fruto de uma parceria entre as instituições há mais de dez anos. “Temos estendido o patrulhamento e o policiamento existente na cidade de Lavras de modo que todos os frequentadores do câmpus universitário sintam a mesma segurança proporcionada na área lavrense”, explica. O policial reforça, ainda, o papel de cada cidadão na construção da segurança. “A Constituição Federal prevê que a segurança pública é dever do Estado, ao menos tempo em que é um direito e uma responsabilidade de todos. Por isso é muito importante envolvermos as instituições e a comunidade nesse trabalho.”

Sobre a segurança no câmpus universitário

Desde 1998, a Universidade mantém uma acordo de cooperação mútua com a Polícia Militar de Minas Gerais, que tem permitido o patrulhamento no câmpus, aumentando a segurança da comunidade acadêmica. Além de um prédio localizado na avenida principal da UFLA que conta a atuação de policiais da 6ª Região da PMMG, as instituições realizam, em parceria, campanhas educativas de segurança, meio ambiente e trânsito.

O câmpus é monitorado por câmeras e há vigias atentos 24 horas por dia para atender a comunidade, e a PMMG tem trabalhado de forma preventiva pela segurança de quem frequenta a universidade. Em qualquer situação em que a pessoa se sentir insegura ou constatar uma atitude suspeita, deve entrar em contato com a Coordenadoria de Vigilância pelo 3829 1154 ou com a Polícia Militar pelo 190.

Além disso, a Universidade investiu na troca de lâmpadas pelo câmpus para aumentar a iluminação e no funcionamento do transporte circular interno para garantir mais segurança a quem frequenta o local no período noturno.

Acompanhe as dicas de segurança nas nossas redes sociais e na Rádio Universitária FM.