Confraternização

Visita pelo câmpus e confraternização com os aposentados marcam o aniversário da UFLA

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Sexta, 06 Setembro 2019 14:40 | Última Atualização: Sexta, 06 Setembro 2019 14:42
Confraternização dos aposentados

Na tarde dessa quinta-feira (5/9), como parte das comemorações do aniversário de 111 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), ocorreu o "Tour pelo câmpus" com os servidores aposentados da Instituição.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as novas instalações da Universidade a bordo do ônibus da UFLA, permitindo a acessibilidade de todos. A visita foi guiada pelo pró-reitor de Infraestrutura e Logística, professor Jackson Antônio Barbosa e pelo assistente de administração César Raimundo da Silva, que em paradas estratégicas explicavam sobre as obras finalizadas e em andamento.

O tour possibilitou que os aposentados conhecessem as novas instalações como o Parque Tecnológico da Inbatec, a Estação de Tratamento de Água, e os novos departamentos e pavilhões de aulas. Além disso, os aposentados reviram os lugares onde trabalharam por anos de suas vidas.

Ainda em clima de nostalgia, por rever vários lugares da UFLA e poder conversar sobre as principais mudanças que ali aconteceram, eles participaram de uma confraternização, onde aqueles que se aposentaram no período de agosto de 2018 a agosto de 2019 receberam homenagem.

Era impossível encontrar alguém que não tivesse com um sorriso no rosto, pela satisfação em participar deste momento, já que muitos amigos e colegas de trabalho tiveram a oportunidade de colocar a ‘prosa’ em dia e ainda relembrar os bons momentos que viveram na UFLA, e para muitos, ainda ESAL.

Como é o caso de Hildeu dos Santos, que se aposentou há três anos, mas se considera filho da ESAL. Para ele, ter participado do crescimento da instituição é muito gratificante. “Eu nunca imaginei que a ESAL ganharia essa proporção que tem nos dias atuais”, completa.

Além de relembrar as histórias que viveram no câmpus, para muitos a oportunidade de rever os amigos foi muito significante. “O câmpus está muito bonito, os prédios e as áreas de estacionamento me chamaram muita atenção, está tudo muito lindo. Estou muito satisfeito de participar do café, gostava muito de trabalhar aqui e poder retornar é algo significativo. Reencontrar com amigos, colegas, me deixa muito feliz, além disso, têm amizades que fiz e que me acompanharam mesmo depois de aposentado”, comenta o senhor José Marques.

José Marques trabalhou no paisagismo e já tem 10 anos de aposentadoria. No café com os aposentados ele reencontrou com os amigos Ézio Fernandes da Silva, que trabalhou no almoxarifado no Departamento de Educação Física (DEF) durante 41 anos e 18 dias e Juarez Omar Silveira, que trabalhou como motorista da rádio e TVU.

O brilho no olhar de que sabe que fez muito pela instituição e em alguns casos, a certeza de que podem fazer ainda mais também fizeram parte do momento. Joaquim Francisco Filho, por exemplo, trabalhou na Prefeitura, na área de obras, e conta com todos os detalhes quando coletou 67 assinaturas para um abaixo-assinado, solicitando que a linha de ônibus que vinha do Jardim Glória passasse mais vezes na UFLA. Ele sabia que assim melhoraria a vida de muitas pessoas que dependiam do transporte. “Sei que plantei uma semente e que ela semeou, pois, mesmo levando dois meses para eu ser atendido, até hoje o itinerário que eu solicitei na época ainda roda”, conta satisfeito Joaquim, que aposentou há 20 anos.

Já a professora Cláudia Maria Ribeiro, que se aposentou em 2017 pelo Departamento de Educação (DED), não parou, pois considera importante que o conhecimento, conceitos elaborados e produzidos por uma toda uma vida, tenham continuidade.  “Dos projetos que eu iniciei desde sempre na minha carreira aqui na UFLA, optei em continuar com dois deles, sendo o Fórum de Educação Infantil, que é um movimento nacional, e a Mostra Internacional de Cinema Negro, em que sou pesquisadora. Amo de paixão tudo isso, foram quase 30 anos aqui na instituição”.

Alguns servidores aposentados há mais de 20 anos, outros que se aposentaram há poucos meses, tudo com muita conversa, histórias e satisfação. “Aposentei há apenas oito meses, mas a experiência de estar aqui é ótima. É bom poder reencontrar, além de rever outros funcionários e professores aqui da UFLA, fora a visita que foi muito instrutiva, muitos lugares eu não conhecia apesar de ter trabalhado durante tanto tempo aqui. É incrível saber que mesmo diante de crises, foi possível fazer da UFLA uma instituição sustentável e ao mesmo tempo com um crescimento muito significativo”, destaca a professora aposentada do Departamento de Agricultura (DAG), Maria Laeni Carvalho.

Diante desse clima de agradecimento, que o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, fez a sua fala, destacando a importância de todos ali presentes no crescimento e reconhecimento nacional e internacional da Universidade. “A UFLA foi construída por uma equipe de caráter, que respeita o próximo, solidária, e sabe trabalhar em conjunto. Então, a vocês a nossa gratidão eterna, o nosso reconhecimento pelo trabalho magnífico que realizaram nessa instituição”.

Texto: Greicielle dos Santos - bolsista Dcom/Fapemig e Melissa Carvalho - Estagiária Dcom/UFLA