Edição 113

Confira a nova edição do Jornal UFLA

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 19 Setembro 2019 11:48 | Última Atualização: Sexta, 20 Setembro 2019 08:28
Gentileza solicitar descrição da imagem

Apesar das atuais restrições orçamentárias, a UFLA tem avançado cada vez mais no ensino, na pesquisa e na extensão. Nesta edição do Jornal UFLA, mostraremos como a Universidade tem fortalecido nesses pilares, fundamentais para a nossa sociedade.

Assim, a nossa matéria de capa representa o espaço alcançado na extensão, com cooperações internacionais entre a UFLA e países da África, que permitem o alcance de objetivos econômicos e sociais, visto que tais projetos elevam a capacidade de produtores africanos de algodão ao mesmo tempo em que oferecem suporte a suas famílias nos cuidados com a alimentação e saúde.

Outro importante projeto que conta com a colaboração da UFLA é o Cadastro Ambiental Rural no Brasil, em constante processo de inovação. Desta vez, trazemos mais uma novidade, uma plataforma automatizada desenvolvida pelo Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf/UFLA) que permitirá uma significativa redução de recurso financeiro no País nas análises das 5,9 milhões de propriedades rurais. A ferramenta é capaz de ler até 60 mil cadastros diariamente.

A UFLA também segue reestruturando o seu modelo de gestão, o que tem permitido à Universidade estar entre as primeiras instituições com o melhor índice integrado de governança e gestão pública (IGC) do País, de acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as instituições de ensino do Brasil, a UFLA ocupa o primeiro lugar.

Todas essas ações citadas anteriormente e tantas outras que temos conhecimento ao longo da história da UFLA é que a tornam uma instituição amplamente qualificada, entre as melhores da América Latina. No último ranking Times Higher Education, a UFLA avançou dez posições em relação a 2018.

Salientamos assim a importância de cada investimento em uma instituição pública como a UFLA, para a continuidade de projetos e ações como descritas nesta edição. E, mais do que nunca é preciso que todos lutem em prol do ensino gratuito e de qualidade.

Estudantes, técnicos administrativos e professores em defesa do bem comum à sociedade e permanência do ensino, da pesquisa e da extensão nas universidades!

Jornal UFLA, edição 113

Assunto(s): jornal ufla , comunicação