Ir direto para menu de acessibilidade.
TCU

UFLA avança em governança pública ao aprimorar a Gestão de Riscos na instituição

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 24 Setembro 2019 10:20 | Última Atualização: Terça, 24 Setembro 2019 11:06 | Acessos: 581
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as primeiras instituições com melhor índice integrado de governança e gestão pública-IGG do País, de acordo com um levantamento realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com base em dados de 2018. Entre as 498 organizações públicas que responderam ao questionário, a UFLA obteve a 14ª maior nota (81%) ‒ já com relação às instituições de ensino é a primeira colocada. 

Mesmo com a avaliação positiva, a UFLA tem buscado se aprimorar ainda mais. Como o estudo do TCU tem o objetivo de identificar os pontos mais vulneráveis das instituições e, por consequência, induzir melhorias na administração pública, a Assessoria de Governança e Gestão da UFLA realizou uma análise aprofundada desses resultados para verificar quais áreas deveriam ser aprimoradas.

Por meio dessa análise, foi possível identificar a necessidade de implementação de medidas de aperfeiçoamento quanto à Gestão de Riscos da UFLA. “A utilização de  Gestão de Riscos na administração pública ainda é recente. É um processo complexo, e o primeiro passo da Universidade foi elaborar e aprovar uma Política de Gestão de Riscos e formar um Comitê Interno de Governança. Agora, estamos nesta fase final de implementação. Isso mostra o compromisso da UFLA com sua finalidade maior, que é atender ao interesse público alocando recursos de modo eficiente”, explica o assessor de Governança e Gestão da UFLA, Adriano Higino Freire.

Para que seja possível dar prosseguimento à implementação da Gestão de Riscos, a UFLA realizou o curso “Governança, Gestão de Riscos e Controles Internos”, oferecido aos diretores, pró-reitores e demais servidores da Universidade. Além de apresentar os principais conceitos dessa área, o curso engloba a implementação prática da Gestão de Riscos em diversas unidades da instituição. 

Acompanhe as Avaliações de Riscos e os Planos de Tratamentos de Riscos de cada área de planejamento da UFLA

Sobre o levantamento do TCU

Em resumo, os índices alcançados demonstram que a UFLA vem sendo eficiente na governança, ao promover o planejamento, a direção e o controle das ações da gestão, por meio da valorização da transparência, da integridade dos agentes públicos e da prestação de contas.

O instrumento utilizado para apuração dos dados foi um questionário de autoavaliação elaborado pela equipe de auditores do TCU. Foram 93 questões de única escolha. As respostas receberam pontuação de acordo com o estágio de consolidação da prática avaliada.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, avalia que os índices obtidos refletem a atuação da Direção Executiva e dos gestores das unidades acadêmicas. “Os mecanismos de governança da UFLA têm contribuído para o desenvolvimento da gestão institucional e a prestação dos serviços de interesse da sociedade com eficiência e efetividade, por meio de uma gestão alicerçada nos princípios que regem a administração pública”, comenta o reitor.

De acordo com o TCU, para melhor atender aos interesses da sociedade, é importante garantir o comportamento íntegro, responsável, comprometido e transparente da liderança; implementar efetivamente um código de conduta e de valores éticos; garantir a aderência das organizações à legislação; garantir a transparência e a efetividade das comunicações e envolver efetivamente os cidadãos, entre outros.

Acesse os relatórios do TCU.

Fique por dentro de todo o sistema de Governança e Gestão da UFLA

Mais transparência no sistema de governança e de gestão da UFLA. Esse é o objetivo da plataforma on-line cigov.ufla.br, disponível a todos que tenham interesse em conhecer os mecanismos de liderança, estratégia e controle da Instituição.

O site do Comitê Interno de Governança da UFLA (Cigov-UFLA) disponibiliza ferramentas de controle para a sociedade monitorar as metas e os indicadores da Universidade, verificar todos os serviços que são prestados à sociedade, a estrutura de pessoal e de funções, e ainda acompanhar os atos administrativos publicados na UFLA, bem como os relatórios de gestão para prestação de contas aos órgãos de controle. É a UFLA inovando mais uma vez.

Também é possível conhecer a Cadeia de Valor da UFLA, que demonstra um fluxo contínuo dos processos e atividades institucionais que diretamente contribuem para produzir valor à sociedade. Além disso, está disponível o Mapa Estratégico da Instituição - uma representação gráfica das relações de causa e efeito entre os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2020.

O Cigov também é responsável pela Governança Digital, pela Política de Segurança da Informação e Comunicações, pela Política de Gestão de Riscos e pelo controle interno. São avaliados os riscos-chave que podem comprometer o alcance dos principais objetivos organizacionais, além de fornecer o direcionamento para que eles sejam gerenciados. 

A novidade é que agora tudo se concentra em uma única plataforma on-line, facilitando o acesso tanto da comunidade interna quanto da sociedade. Acesse http://cigov.ufla.br/

Verifique aqui os mecanismos de accountability e transparência da UFLA

Entenda a estrutura de governança da UFLA

Assessor da UFLA ministra curso na Unifei sobre governança, gestão de riscos e controles internos

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.