DIA DAS CRIANÇAS

Brinquedoteca Universitária comemora um ano de atividades com semana brincante voltada para crianças de Lavras

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 15 Outubro 2019 15:13 | Última Atualização: Terça, 15 Outubro 2019 17:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em clima de comemoração do dia das crianças e do primeiro ano da Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), entre os dias 8 e 11 de outubro o espaço do Departamento de Educação (DED/UFLA) recebeu mais de 600 crianças de 2 a 6 anos de idade das escolas públicas de Lavras. Durante a semana, o evento “Brinquedoteca do Curso de Pedagogia: um ano de encontros brincantes” proporcionou às crianças o envolvimento em diferentes atividades lúdicas, como o livre brincar, o contato com  brincadeiras tradicionais da cultura infantil, brincadeiras circenses e africanas, além de oficina de musicalização e a visitação e a exploração do espaço da brinquedoteca.

­­­­­­Todas as ações foram pensadas e articuladas de acordo com os estudos desenvolvidos no Laboratório de Práticas Pedagógicas, a Brinquedoteca, na sua interlocução com o projeto de pesquisa e extensão “Brinquedoteca Universitária do Curso de Pedagogia: formação docente comprometida com os brincares”. Ambos são coordenados pela professora Francine de Paulo Martins Lima, docente do Departamento de Educação e do curso de Pedagogia. “Nossas ações tem como ponto de partida a promoção dos tempos e espaços para o brincar, entendendo que esse brincar é essencial para o desenvolvimento integral da criança e a promoção da infância. Além do atendimento à criança, entendemos ser este um campo fértil para fomentar uma formação docente que tenha um olhar atento para a criança e de acolhimento às suas necessidades, revelando-se um conhecimento profissional importante na formação de futuros professores”, ressalta a professora Francine Martins.

IMG 0057A cada encontro brincante, os ganhos não são apenas para as crianças e estudantes do curso de Pedagogia, mas também para as professoras das escolas que visitam a Brinquedoteca, oportunizando novas possibilidades de trabalho envolvendo o brincar. “Hoje, para mim, além de estar sendo gratificante trazer as crianças para conhecerem um ambiente novo, fora da sala de aula, a Brinquedoteca da UFLA, estou rememorando minha fase de graduação em que eu fazia estágio em um projeto parecido. Aqui, estou conseguindo observar como é importante, para nós, enquanto docentes, estar participando de projetos como esse, em que o estudante de graduação consegue extrapolar a sala de aula e as teorias, mas também enquanto professora regente. Pois, quantas atividades que observamos aqui são possíveis de desenvolver com os nossos alunos na sala de aula. A experiência de estar aqui amplia a nossa prática enquanto professora regente”, afirma a professora da segunda etapa da Escola Municipal Umbelina Azevedo, Cintia Azevedo.

Nesse primeiro ano de atividades, a Brinquedoteca do curso de Pedagogia contou com a parceria permanente do Núcleo de Educação da Infância da UFLA (Nedi/UFLA), no qual ações de aprofundamento e acompanhamento das atividades brincantes e evolução das crianças junto aos brincares propostos na Brinquedoteca puderam ser percebidas. A coordenadora do Nedi, professora Ana Paula Coelho Silva, afirma que “a parceria com a Brinquedoteca é muito importante para nós do Nedi, pois possibilita às crianças, por meio de uma equipe preparada e competente, vivências brincantes que contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças. Dessa forma, ficamos muito felizes de fazermos parte desse um ano da Brinquedoteca.”

IMG 0003A realização do evento contou com a coordenação da professora Francine e da equipe de estudantes brincantes da Brinquedoteca Universitária (Cynthia Cotti, Isabel Dornelas, Isadora Santos, Mariana Melo, Nathália Garcia, Nayane Prado, Pollyanna Resende, Raphaela Mendonça, Vitória Costa).

Para ampliar as ações da semana, o evento contou com o apoio de voluntários brincantes do curso de Pedagogia, com a parceria de professores do DED/UFLA e seus respectivos projetos, como “Projeto Lê pra mim?”, da professora Luciana Soares; “Projeto Arte e Educação: promovendo o bem-estar social”, da professora Ellen Laudares; “Ações Brincantes em Circo”, da professora Ellen Gonzaga, e a participação da professora Elaine Frade, voluntária na ação.

“Comemorar o aniversário da Brinquedoteca é importantíssimo para o Departamento de Educação e, principalmente, para o curso de Pedagogia. O envolvimento e o engajamento de muitos estudantes, desde a organização até a realização das atividades, vindos de diferentes projetos de pesquisa e de extensão, e sua interação entre si e com as crianças, promoveram a integração dos estudantes e mostraram o quanto a Brinquedoteca é um espaço de formação dos(as) futuros pedagogos(as). Toda a equipe e a professora Francine estão de parabéns pelo trabalho!”, destaca a coordenadora do curso de Pedagogia e líder do projeto, professora Luciana Soares, que participou das ações com seu projeto de extensão “Lê pra mim?”, levando brincadeiras indígenas e africanas para que as crianças pudessem ter contato com outra cultura.

Estudantes voluntários na ação também consideram ser uma vivência importante, valorizando ainda a aproximação entre a teoria e a prática na formação: “Eu participei do Brincadiquê, a primeira formação brincante do curso de Pedagogia feita pelo Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (Forpedi) com a Brinquedoteca e, na formação, recebemos o convite de vir participar das ações da semana de aniversário da Brinquedoteca, tivemos várias etapas brincantes e, agora, durante a realização das ações, foi possível colocar em prática. Tem sido muito gratificante”, afirma a estudante do curso de Pedagogia e brincante voluntária Tais Carvalho.

Texto: Raphaela Mendonça - estagiária DCOM/UFLA