Ir direto para menu de acessibilidade.
Luto

Nota de falecimento: professor Fernando de Oliveira

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 17 Outubro 2019 08:50 | Última Atualização: Quinta, 17 Outubro 2019 09:21 | Acessos: 3510
Gentileza solicitar descrição da imagem

É com enorme pesar que a Universidade Federal de Lavras (UFLA) comunica o falecimento do professor Fernando Roberto de Oliveira, coordenador do Centro Regional de Iniciação do Atletismo (Cria), projeto social que visa encontrar talentos potenciais em Lavras e região para o esporte-base. Fernando estava internado desde o dia 6 de outubro por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

O professor tinha 54 anos e deixa a esposa Raquel e dois filhos: Pedro e Vitor. Seu corpo será velado no ginásio poliesportivo da UFLA, das 9h às 15h, depois será transladado para a cidade de Ibitinga (SP), onde será sepultado. Em solidariedade aos seus familiares, o reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo, decreta luto oficial (simbólico) de três dias no câmpus.

O treinador Fernando Roberto de Oliveira é um dos mais respeitados do País”. Essa foi a frase inicial da homenagem da Revista do Atletismo Brasileiro PODIUM, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), prestada ao professor Fernando em 2015. Em uma página, a Revista descreveu a trajetória do professor, realçando a importância de seu trabalho para a comunidade de Lavras e região.  “Paulistano, ele construiu sua carreira aos poucos, passo a passo, como sempre acontece no Atletismo de uma forma geral e no brasileiro em particular” (trecho extraído da Revista PODIUM, página 40). A matéria destacou em especial o trabalho realizado pelo professor no Cria, uma parceria entre a UFLA e a Prefeitura Municipal. “Agitado, Fernando está presente em todas as competições que envolvem seus atletas, em todas as categorias”, relatou a matéria. 

Fernando lecionava na UFLA desde 2006. Além das aulas ministradas e das pesquisas realizadas, ele também passou a ser o coordenador do Cria Lavras em 2007, projeto que lhe motivava todos os dias. Com uma vasta experiência na área de Avaliação Funcional e Treinamento Desportivo, ênfase em Fisiologia do Exercício, o professor Fernando atuava na UFLA principalmente com avaliação aeróbia e anaeróbia, testes de campo e atletismo. Fernando era graduado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (1989), com especialização em Ciências do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação Física – subárea Biociências da Atividade Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Atividade Física e Esporte pela Universidad del Pais Basco (2004), com estágios de pesquisa no Centro de Alt Rendiment de Sant Cugat del Valles (Barcelona), INEFCatalunya de Barcelona e Centro de Medicina AXILA de San Sebastián (País Basco).

Entre tantas conquistas, a que mais lhe orgulhava era o Cria, projeto que mudou a vida de muitos jovens. Em 2018, o Cria foi premiado pelo Governo de Minas, como Projeto Transformador, um reconhecimento pelo trabalho social que integra as linhas ação do projeto. Em 2017, o Cria também foi homenageado pelo Prêmio do Esporte Mineiro.  

O projeto de extensão desperta em crianças e jovens não só o interesse pelo esporte, como promove o interesse pelo ensino superior e colabora para estimular virtudes úteis durante a vida toda, como a capacidade para o trabalho de equipe, a determinação, a disciplina e o compromisso com o rendimento escolar.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.