PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Abertura dos Congressos da UFLA será em 4/11 - confira a programação e participe

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quinta, 24 Outubro 2019 15:32 | Última Atualização: Sexta, 30 Abril 2021 16:14

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promove, entre os dias 4/11 e 8/11, o XXXII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o XIV Congresso de Extensão (Conex) e XXVIII Congresso da Pós-Graduação, com a temática “Importância da Internacionalização no desenvolvimento das Universidades Brasileiras”. A solenidade de abertura será às 9h no Salão de Convenções. As inscrições podem ser realizadas pelo SIG e toda a comunidade acadêmica é convidada a participar.

4/11

8h às 8h40: Solenidade de Abertura dos Congressos

8h40 às 9h: Premiação Mérito Científico da UFLA - Prêmio Professor Alfredo Scheid Lopes e Prêmio Professor Alysson Paulinelli

9h: Palestra de Abertura “A importância da internacionalização do desenvolvimento das universidades brasileiras”, com o professor da UFLA Antônio Chalfun Júnior.

5/11

8h30: Palestra “Ideias inovadoras em pesquisa para publicação em periódicos de altíssimo fator de impacto”,  com o professor da UFLA Júlio Louzada.

8h50:  Palestra “Ideias inovadoras em pesquisa com interesse da iniciativa privada: captação de recursos”, com o professor da UFLA Flávio Borém.

9h10: Palestra “Ideias inovadoras em pesquisa com interesse da iniciativa privada: transferência de tecnologias", com a professora da UFLA Carla Ávila.

9h30: Mesa Redonda: ”Ideias Inovadoras em Pesquisa: produção científica, captação de recursos e transferência de tecnologias”. Moderador: professor da UFLA Teodorico de Castro Ramalho.

6/11

8h às 11h: Mesa redonda “Programa de Internacionalização Capes-Print”, com os professores Rafael Pio, Antônio Chalfun Júnior, Márcio Machado Ladeira, Teodorico de Castro Ramalho, Mário Lúcio Vilela Resende e Luiz Roberto Guimarães Guilherme

7/11

8h30 às10h:  Palestra Importância do conhecimento dos índices bibliométricos (Web of Science, Scopus, Google Scholar, etc) para aumentar a visibilidade das nossas pesquisas. Com o professor da UFLA Márcio Ladeira.

8/11

8h30 às 11h30: Mesa Redonda “A importância da mobilidade internacional na formação do conhecimento”

Participantes:

Discente estrangeiro de graduação: Andres Felipe Ibañez Sanabria - Colômbia

Professora da UFLA com pós-doutorado no exterior:  Vanessa Rios de Souza - Pós-doutorado no Canadá.

Discente estrangeiro de pós-graduação: Monica Obregón Barrios

Discente com doutorado sanduíche no exterior: Iolanda Vilela Von Pinho

14h: Palestra de encerramento “Inteligência Artificial e Potencial da extração de bancos de dados a longo prazo aplicados na Zootecnia de precisão”

Palestrante: professor visitante estrangeiro da Zootecnia  João Dorea – Wisconsin University

15h: Premiações

Para outras informações, acesse o site do evento: www.ufla.br/congressos

Cunsulte aqui a programação das sessões de pôsteres do Ciufla e do Conex.

Texto: Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.