Indústria 4.0 e sustentabilidade

UFLA participa de plenária no Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 31 Outubro 2019 11:33 | Última Atualização: Sexta, 01 Novembro 2019 13:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizou nesta semana, entre 28 e 31 de outubro, a XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve representada no evento pelo professor Márcio Machado Ladeira, assessor do reitor.

Mais de 350 representantes de instituições de Educação Superior e pesquisa, além de membros do corpo diplomático e autoridades governamentais, participam anualmente do evento. Neste ano, o tema central foi “Indústria 4.0 e Sustentabilidade”. Realizado pela primeira vez na Amazônia, o evento recebeu neste ano pesquisadores de 28 países.

*A presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, professora Myrian Thereza de Moura Serra, destacou, na abertura do evento, a importância de se debater essa temática da indústria 4.0. “A magnitude e a velocidade do progresso técnico ocorrido recentemente, a partir da microeletrônica e da Internet, tem afetado o modo como produzimos conhecimento, tanto em nível local, quanto em nível global e é preciso aproximar saberes distintos para propor soluções mais completas aos desafios atuais”. Além disso, Myrian ressaltou o conhecimento que é produzido nas universidades e institutos de pesquisa. “Ao interagirem os saberes, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, essas instituições cumprem papel estratégico na articulação e construção de alianças entre governos, empresas e sociedade e essas alianças podem fortalecer a competência dos países e contribuir, por exemplo, para a redução das desigualdades sociais”.

A UFLA foi convidada a participar do Seminário Internacional, na plenária “Universidades, indústria 4.0 e sustentabilidade”, realizada quarta-feira (30/10), com a presença do professor Ladeira. Também participaram da discussão AbdelJlil Akkari - Université de Génève (UNIGE), Suíça; Laszlo Kardoss - Budapest University of Technology and Economics (BME), Hungria; Padmanabhan Seshaiyer - George Mason University (GMU), EUA, e, como moderador, Wagner Alves Carvalho - Universidade Federal do ABC (UFABC).Professor Ladeira e a diretora executiva do GCUB, professora Rossana Valéria de Souza e Silva

O professor Ladeira apresentou a UFLA como exemplo de universidade sustentável, e como a Universidade, com o seu plano ambiental e estruturante, utiliza os conceitos da indústria 4.0 para aplicar no câmpus, como, por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto, que é totalmente automatizada. “Outro exemplo que citei são as luminárias inteligentes que estão em teste pelo professor Joaquim, do Departamento de Física. Também apresentei o robô que vai fazer ordenha de vacas leiteiras na fazenda Palmital, uma tecnologia altamente de ponta”, destaca o professor.

*Com informações da Assessoria da Universidade Federal do Amazonas