Ir direto para menu de acessibilidade.
CIUFLA, CONEX E PÓS-GRADUAÇÃO

Inovações tecnológicas, parcerias e busca de recursos foi tema em pauta no 2º dia dos Congressos da UFLA

Escrito por DCOM | Publicado: Terça, 05 Novembro 2019 14:26 | Última Atualização: Terça, 05 Novembro 2019 17:50
mesa de debates congressos

Dando continuidade à programação do XXXII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), do XIV Congresso de Extensão (Conex) e do XXVIII Congresso da Pós-Graduação, foram realizadas palestras com professores de diferentes áreas da UFLA com o intuito de mostrar como é possível captar recursos de empresas privadas por meio de parcerias e ainda levar tecnologias geradas na Universidade para fora do ambiente acadêmico.

O professor Júlio Louzada, do Departamento de Biologia (DBI), mostrou como é importante buscar a qualidade das publicações das pesquisas desenvolvidas na UFLA, e os professores Flávio Borém, do Departamento de Engenharia (DEG), e Carla Ávila, do Departamento de Zootecnia (DZO), falaram sobre como as ideias inovadoras ajudam a atrair empresas parceiras para investimentos na Universidade.

O  Pró-Reitor de Pesquisa,  professor Teodorico de Castro Ramalho , explicou que a ideia das palestras foi justamente trazer os exemplos desses especialistas, que demonstram como as ideias inovadoras podem atender aos mais variados objetivos. “ Uma pesquisa desenvolvida aqui gera uma tecnologia que pode chegar à comunidade através destas empresas parceiras. ”

O Pró-Reitor de pós-graduação, professor Rafael Pio, lembrou a importância da participação de discentes e docentes da pós-graduação na programação dos congressos. “Essa semana foi instituída no calendário acadêmico buscando envolvimento com os nossos discentes de pós-graduação. Este é um espaço para trocas de ideias, para as pessoas se conhecerem dentro do próprio programa e em outros programas, buscando a multidisciplinariedade das pesquisas. Isso ajuda a  melhorar o impacto e a visibilidade de nossas publicações”, diz.

XIV CONEX – Congresso de Extensão

Além das palestras, nesta terça-feira (5/11), ocorre o segundo dia de apresentações de pôsters com objetivo de divulgar os resultados dos projetos de extensão da UFLA, assim como promover a troca de conhecimento entre os discentes que apresentam suas pesquisas - uma experiência que auxilia na construção da vida acadêmica, como comenta a estudante de graduação em Letras Giuliane Aparecida Petronilho. “Eu gosto de participar. É bom, pois sou muito tímida, e apresentar assim me ajuda a falar em público, também auxilia no currículo, sem contar que este evento ofertado pela Universidade é gratuito. ”

 Reportagem e fotos: Karina Mascarenhas, jornalista - bolsista Dcom/Fapemig

 

Assunto(s): Ciufla , Conex , Pós-graduação
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.