Ir direto para menu de acessibilidade.
Sustentabilidade

UFLA sobe nove posições no ranking GreenMetric

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Terça, 03 Dezembro 2019 11:56 | Última Atualização: Terça, 03 Dezembro 2019 12:00 | Acessos: 1891
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) evoluiu nove posições no UI GreenMetric World University Ranking, que avalia ações sustentáveis desenvolvidas por instituições de ensino no mundo inteiro. O resultado da edição 2019 foi divulgado nesta terça-feira (3/12) e classificou 780 instituições de ensino. Em 2019, a UFLA ocupa a 29ª posição no ranking geral em âmbito mundial e a segunda na América Latina e no Brasil. No quesito Educação e Pesquisa, figura entre as dez instituições com a melhor pontuação.

A avaliação feita pelo Green Metric leva em consideração seis categorias de indicadores para tal classificação: Configuração e Infraestrutura, Energia e Alterações Climáticas, Desperdício, Água, Transporte e Mobilidade, e Educação e Pesquisa. Na UFLA, houve progresso em quatro delas no último ano.

Na categoria Energia e Alterações Climáticas, que considera o uso de energia renovável, eletrodomésticos eficientes, construções ecológicas e outras medidas, a pontuação da UFLA subiu de 1300 para 1425. Em relação aos programas de conservação e reciclagem da Água, passou de 700 para 750 pontos. Em Transporte e Mobilidade, relacionada à redução das emissões de carbono por meio de transportes coletivos e ecológicos, foi de 1125 a 1375 pontos. Na categoria Ensino e Pesquisa, a UFLA conseguiu aumentar 300 pontos: de 1450 pontos em 2018 passou a 1750 em 2019.

A Universidade teve destaque também no desempenho quando considerado o percentual de nota obtida em relação à pontuação máxima possível em cada quesito: 97% em Ensino e Pesquisa, 83% em Configuração e Infraestrutura, 79% em Desperdício, 76% em Transporte e Mobilidade, 75% em Água e 68% em Energia e Alterações Climáticas.

Sobre o GreenMetric

É o oitavo ano que a UFLA ocupa posição de destaque no UI GreenMetric World University Ranking, um sistema internacional criado pela Universidade da Indonésia (UI), em 2010, com a finalidade de medir os esforços de sustentabilidade dos centros universitários através de programas e políticas de sustentabilidade em universidades de todo o mundo.

A partir de uma perspectiva de sustentabilidade global, o GreenMetric tem como objetivos principais: contribuir para os discursos acadêmicos sobre sustentabilidade na educação e ecocampi, promover uma mudança social encabeçada pelas universidades no que tange à questão da sustentabilidade, ser uma ferramenta de autoavaliação sobre a sustentabilidade do câmpus para instituições de ensino superior em todo o mundo, informar os governos, as agências ambientais internacionais e locais e a sociedade sobre os programas de sustentabilidade no campus.

Em 2019, a UFLA sediou o “National Workshop do UI GreenMetric for Universities”. A terceira edição do evento foi realizada nos dias 9 e 10/9 com o objetivo de possibilitar o compartilhamento das melhores práticas de sustentabilidade adotadas nos campi universitários - identificadas por intermédio do ranking anual, além de incentivar a colaboração e o aprendizado entre as Universidades.

Para mais informações sobre o GreenMetric, acesse o site.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.