MENÇÃO HONROSA

Servidor da UFLA recebe menção honrosa no XXIV Prêmio Tesouro Nacional

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Segunda, 09 Dezembro 2019 16:03 | Última Atualização: Segunda, 09 Dezembro 2019 18:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

O servidor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Rafael de Oliveira Rezende, lotado na Pró-reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) recebeu uma menção honrosa no XXIV Prêmio Tesouro Nacional 2019, idealizado pelo Ministério da Economia e organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Criado em 1996, o Prêmio do Tesouro Nacional, é um dos concursos de monografia mais relevantes do País na área de Finanças Públicas, no qual concorrem trabalhos individuais ou em grupo, de candidatos de qualquer nacionalidade, idade ou formação acadêmica.

O concurso teve como finalidade reconhecer os trabalhos nos quesitos de qualidade técnica e da aplicabilidade na Administração Pública. As monografias apresentadas abordaram Política Fiscal e Crescimento; Gestão de Tesouraria, Transparência e Contabilidade Pública ou Federalismo Fiscal: Eficiência e Equidade.

Rafael foi agraciado pela monografia de mestrado "Benefícios e Competição Fiscal entre Estados Brasileiro: Judicialização da Guerra Fiscal do ICMS no Supremo Tribunal Federal", realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV). “A Guerra Fiscal do ICMS entre os Estados da federação é uma dinâmica antiga e, ao mesmo tempo, contemporânea no federalismo fiscal brasileiro, disseminada de norte a sul do País, cuja agenda de reforma está em voga na atual conjuntura política brasileira e a sua relevância é inegável para um pacto federativo mais equânime e um sistema tributário mais justo”, explica Rafael.

Para o servidor, ser agraciado com menção honrosa, dentre vários trabalhos, avaliados por pesquisadores renomados da Universidade de São Paulo (Usp), Universidade de Brasília (Unb), Fundação Getúlio Vargas (Fgv) e Comissão Econômica para a América Latina (Cepal), em um concurso de tamanha projeção nacional, é motivo de muito orgulho e realização. “Na qualidade de ex-aluno de graduação e atual servidor público, eu não poderia deixar de expressar o sentimento especial de gratidão e orgulho que eu tenho em ser UFLA. Também gostaria de manifestar os meus sinceros agradecimentos à UFV e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por todo o apoio concedido na realização desta monografia, durante o mestrado".

A Cerimônia de Premiação ocorreu no dia 28 de novembro, em Brasília. “Ao lado de autoridades do Ministério da Economia e do professor de economia Alberto Alesina, da Universidade de Harvard, veio à tona o imenso sentimento de gratidão que eu tenho pelo ensino superior público, gratuito e de qualidade que o país me proporcionou, possibilitando que eu estivesse presente naquele momento, realizando mais um sonho”.

Texto:  Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom/Fapemig.