Chamada de projetos

PIIP Júnior: UFLA volta a receber estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisa

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Quinta, 12 Dezembro 2019 09:56 | Última Atualização: Quinta, 12 Dezembro 2019 09:57

Com o objetivo de receber estudantes do Ensino Médio em projetos de pesquisa, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) criou o Programa Institucional de Iniciação à Pesquisa Júnior (PIIP Júnior), que será gerido pelas Pró-Reitorias de Pesquisa (PRP) e Extensão e Cultura (Proec).

O projeto deve ser coordenado por um servidor (docente ou técnico) do quadro permanente, com pós-graduação, atividade em pesquisa, que será o responsável pela orientação do estudante a ser vinculado ao projeto. O cadastro deve ser feito até o dia 21 de fevereiro de 2020.

O PIIP Júnior é inspirado no modelo BIC Júnior (Programa de Bolsas de Iniciação Científica para estudantes do Ensino Médio de escolas públicas), que ocorria por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais. Na UFLA, o BIC Júnior foi implementado em 2005 e suspenso em fevereiro deste ano, devido às dificuldades orçamentárias enfrentadas pela Fapemig.

Ao longo deste ano, a PRP estudou alternativas para viabilizar a manutenção do Programa e, contando com o apoio da Reitoria, obteve sinalização positiva para a criação do PIIP Júnior. “Entendemos que essa iniciativa pode trazer diversas contribuições para o desenvolvimento dos jovens (pessoalmente, socialmente, profissionalmente), além de reforçar a importância das ações extensionistas da Universidade”, destaca o professor Paulo Ricardo da Silva, coordenador do PIIP Júnior.

Em 2020, o PIIP Júnior disponibilizará 100 vagas para estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada de Lavras, de acordo com a seguinte distribuição:

- 50 vagas para estudantes da rede pública, que receberão uma bolsa mensal de R$ 150,00;

- 50 vagas para estudantes da rede privada, com participação voluntária.

A divulgação do edital voltado para as escolas e seleção dos estudantes está prevista para fevereiro de 2020 e o início das atividades para março.