ESPORTE

Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: projeto aprovado prevê piso oficial para ginásio de vôlei da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 30 Janeiro 2020 14:26 | Última Atualização: Sexta, 02 Julho 2021 13:59

A Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) obteve aprovação de um projeto submetido ao Edital 01/2019 da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O resultado, publicado em 27/1, traz uma conquista para a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e para o município: prevê a captação de quase R$ 300 mil em recursos para instalação de piso oficial no Ginásio de Vôlei, ligado ao Departamento de Educação Física da Instituição (DEF). A melhoria permitirá fomentar a prática do voleibol da cidade e região.

Entre as metas apresentadas no projeto está o atendimento a um mínimo de 302 atletas, que participam de competições como Superliga B, Campeonato Mineiro, Campeonato de Base, Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) e Jogos do Interior de Minas (Jimi), além de colaborar em demandas acadêmicas de estudantes da graduação em Educação Física. O espaço também estará aberto à utilização gratuita por parte de instituições públicas e entidades esportivas da região. Outro benefício importante contemplado pelo projeto é a promoção de atividades esportivas para pessoas com deficiência, crianças e adolescentes da rede pública de ensino e/ou para pessoas acima de 60 anos.

O piso oficial para voleibol tem especificações que atendem a regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); ele garante segurança aos atletas e melhor desempenho na prática esportiva, possibilitando que o ginásio sedie diversas competições, o que contribui para o incentivo à disseminação do esporte. A aprovação do projeto em Lei de Incentivo ao Esporte torna-o habilitado à busca de empresas apoiadoras que se disponham a efetuar a compra e instalação do novo piso, obtendo, com a iniciativa, dedução fiscal.

Para o chefe do DEF, professor Luiz Henrique Maciel, a aprovação do projeto é uma conquista muito importante. "O Departamento tem tradição e vocação pelas atividades de extensão e atendimento comunitário. Com o piso adequado, teremos a possibilidade de atender melhor os participantes do projeto social do vôlei, além de permitir preparar melhor times de competição. É com muita felicidade que recebemos a notícia”, comenta.

O coordenador do projeto Lavras Vôlei, professor Marcelo Teixeira, explica que uma vantagem importante do piso oficial é o fato de que ele pode atender também a outras modalidades esportivas. “É mais específico para o voleibol, pois já vem com as marcações próprias para esse esporte, mas pode ser adaptado para outras modalidades. Tem um amortecimento especial, que ajuda a prevenir lesões, sobretudo nas modalidades em que se salta muito, como é o caso do vôlei. Com certeza, vai ajudar a Universidade a ser um dos polos da prática de voleibol em Minas Gerais”.

Histórico de conquistas da Fundecc por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

O projeto Lavras Vôlei, equipe feminina, foi uma iniciativa impulsionada por meio de aprovação de proposta submetida pela Fundecc ao programa estadual de incentivo ao esporte. A equipe conquistou a 4ª colocação no Campeonato Mineiro e a participação na Superliga B. Outro projeto executado por meio da Fundecc foi o Lavras Vôlei naipe masculino, com resultados expressivos e participação no Campeonato Mineiro, Superliga C e Superliga B. São ações que estimulam o senso de pertencimento na comunidade local e estimulam a prática esportiva. De acordo com o diretor executivo da Fundecc, professor Rilke Tadeu Fonseca, o Lavras Vôlei é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, o Departamento de Educação Física da UFLA (DEF), a Fundação Apoio a Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Associação Social e Esportiva Sada e Lavras Tênis Clube (LTC). “Nosso intuito é, com projetos assim, é promover e estimular o esporte alto rendimento e a prática do vôlei no município de Lavras e região, bem como participar dos principais eventos esportivo nacionais e estaduais”.