Ir direto para menu de acessibilidade.
COLAÇÃO DE GRAU

UFLA forma 590 profissionais em novo Espaço Multiuso

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quinta, 06 Fevereiro 2020 16:50 | Última Atualização: Sexta, 23 Julho 2021 16:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais um ciclo se completa para 590 estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que receberam nesta quinta-feira (6/2) o tão sonhado diploma de graduação, na solenidade de colação de grau referente ao segundo semestre letivo de 2019. Familiares, amigos e docentes lotaram o Espaço Multiuso, em três sessões realizadas ao longo do dia, para prestigiar os novos profissionais, formados por 29 cursos de graduação da UFLA.

A conquista é motivo de comemoração para todos, como enfatiza a vice-reitora, professora Édila Vilela Von Pinho. “Vocês estão aqui porque seus familiares sonharam vocês como profissionais. Saibam, formandos, que vocês são muito valiosos para essa Instituição, para seus familiares e amigos, e para a sociedade que investiu na formação de vocês como profissionais e cidadãos excepcionais. Vocês fazem parte da história da UFLA, de todos os professores dessa Universidade e de todos apoiadores com quem conviveram”.

A conclusão do ensino superior tem significado especial para cada família. “Meus pais não tiveram a oportunidade que tive, e sou a primeira da minha família que está se formando em uma universidade. Foram 4 anos e meio, foi muito difícil. Estou tão feliz por esse sonho se realizando que nem estou acreditando”, conta a recém-pedagoga Franciene Soares. 

Caroline Aparecida de Lima e Amanda Aparecida de Lima Santos sonharam juntas não só como mãe e filha. Ambas estudaram na UFLA e se formaram na mesma solenidade. Caroline, a mãe, formou em Letras e Amanda, a filha, em Engenharia Química. “Nem consigo descrever a nossa felicidade, porque vi a luta da minha mãe para poder estudar aqui, formar. Compartilhar este momento é indescritível, a família inteira está muito feliz porque é uma conquista em dupla”, afirma Amanda.

Em seu pronunciamento, a vice-reitora também destacou a excelência do ensino público oferecido na UFLA. “Vocês são privilegiados por terem concluído o curso superior em uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com competência reconhecida nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão.” A UFLA situa-se entre as 10 melhores universidades do País, segundo avaliação do MEC, além de ser a única que, nos últimos seis anos, conquistou o chamado “duplo 5”, nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC) e nota máxima na avaliação da Instituição.

A qualidade do ensino foi um critério decisivo para que Alessandro Vital de Lima Souza decidisse sair de São Paulo e cursar Agronomia na UFLA. “Pesquisei antes na internet, vi que a Universidade estava no ranking do Guia dos Estudantes entre as melhores e fiz um filtro entre as que eram cinco estrelas.” Mas o coração também contribuiu para a decisão. “Quando cheguei neste câmpus, achei lindo, me senti bem e decidi que queria estudar aqui.”

Com a qualidade encontrada na UFLA é que Patrick Luiz Barretos Soares, licenciado em Filosofia, espera retribuir o investimento em sua formação realizado pela sociedade. “Minha intenção é devolver esse trabalho, contribuindo para que mais jovens tenham esse acesso à educação, a um ensino superior de qualidade gratuito e a escolas públicas de qualidade.”

Gratidão aos professores

A cerimônia de colação de grau também é momento de reconhecimento da dedicação dos professores e da equipe técnica da UFLA, essenciais para formação dos novos profissionais. No evento à noite, a turma de Educação Física prestou homenagem in memorian ao professor Fernando de Oliveira, recebida por seu filho e egresso da UFLA, Pedro Oliveira.

“É gratificante o fato do meu pai ser homenageado. Demonstra que ele foi um bom professor e que ensinou mais que conteúdo acadêmico, ensinou aos seus alunos a viverem a vida. Essa era uma característica dele. Independentemente de ontem ele estiver, sei que ele está feliz em ver seus alunos se formando, dando sequência na profissão que ele sempre atuou. Eu como filho, agradeço a oportunidade de estar aqui representando meu pai”, disse Pedro.


Inauguração do Espaço Multiuso

centro multiuso

O dia foi de dupla comemoração para a UFLA. A formatura dos novos profissionais coincidiu com a inauguração do Espaço Multiuso, concebido para a realização de eventos institucionais. “A Universidade existe porque os estudantes existem, então aproveitamos para conciliar essa inauguração com a formatura. Além disso, muitos desses formandos acompanharam a construção desse espaço por alguns anos. Houve o empenho de muitas pessoas para que pudéssemos estar aqui hoje, inclusive do nosso reitor, professor José Scolforo, que infelizmente não pode estar conosco hoje”, afirmou a vice-reitora.

O Espaço Multiuso possui infraestrutura para receber até 3.300 pessoas e beneficiará tanto a comunidade acadêmica quanto a população de Lavras, com a realização de eventos técnico-científicos relevantes para a comunidade acadêmica e com elevado potencial para movimentar os setores de comércio e serviços da cidade. Além do espaço onde foi realizada a cerimônia, o centro abriga, na parte inferior, oito salas de aula com capacidade para 120 estudantes e cinco anfiteatros, com lotação de 150 pessoas.

 

Confira as fotos da 1ª sessão de colação de grau: Administração, Administração Pública, Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Filosofia, Medicina Veterinária, Zootecnia. 

 

Fotos: Luiz Felipe e Samara Avelar

 

Confira as fotos da 2ª sessão de colação de grau: Administração Pública (Polos Boa Esperança e Cambuí), Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Letras, Nutrição, Química (B/L).

 

Fotos: Caroline Batista e Melissa Vilas-Boas 

 

Confira as fotos da 3ª sessão de colação de grau: Ciências Biológicas (B/L), Ciência da Computação, Educação Física (B/L), Engenharia Agrícola, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Florestal, Física, Matemática, Pedagogia, Sistemas de Informação.

 

Fotos: Greice Santos e Karina Mascarenhas 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.