TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UFLA é certificada como organização usuária qualificada da RNP

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 04 Março 2020 15:18 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:07
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) está entre as 49 instituições que já concluíram o processo de qualificação da Rede Nacional para Ensino e Pesquisa (CG-RNP). De abril de 2019 a fevereiro de 2020, a Universidade cumpriu as três etapas previstas para obter a certificação. Mais de 170 instituições iniciaram o processo, que habilita as instituições a continuar se beneficiando de serviços básicos e avançados oferecidos pela RNP.

A certificação como organização usuária qualificada atende aos requisitos da nova Política de Uso do Sistema RNP, aprovada pelo Comitê Gestor da RNP em junho de 2019. A UFLA é classificada como organização primária, assim como as demais instituições federais de ensino superior (IFES), unidades de pesquisa federais (UPs) e agências do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT).

A RNP é uma associação civil sem fins lucrativos coordenada por um programa interministerial, com o auxílio de um comitê gestor. O Sistema RNP é responsável pelo desenvolvimento, oferta e uso de serviços e facilidades para atender às necessidades de pesquisa, educação e inovação.

Serviços

Como organização usuária da RNP a UFLA tem acesso a uma série de serviços. O principal deles é a Rede Ipê, rede acadêmica brasileira presente em todo o território nacional, que proporciona acesso à internet de qualidade, com suporte à transmissão de grandes volumes de dados para projetos científicos e desenvolvimento de novas tecnologias.

Recentemente, a Universidade também aderiu a serviços avançados, como o Eduroam, que possibilita, por meio de um único login, acesso seguro a uma rede sem fio que conecta universidades, centros de pesquisa, praças públicas e aeroportos nacionais e internacionais. A rede é formada por mais de 2,6 mil pontos de acesso no Brasil e no mundo, constituindo uma importante estrutura de internacionalização institucional.

A integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é outro serviço avançado usado pela UFLA. Por intermédio dele, instituições de ensino e pesquisa brasileiras compartilham seus bancos de dados, possibilitando aos usuários de cada uma acesso a serviços de todas as instituições participantes.

Outro serviço é o IcpEdu, que permite o uso de certificados de segurança para realizar a criptografia da comunicação, aumentando a segurança no acesso e a credibilidade dos sites e sistemas de informação web da Instituição.

Conheça a nova Política de Uso do Sistema RNP.