CIDADES INTELIGENTES

UFLA participou, em fevereiro, da instalação da Câmara Cidades 4.0

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 04 Março 2020 14:37 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:34
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esteve representada na reunião de instalação da Câmara Cidades 4.0, um dos esforços referentes ao Programa Brasileiro para Cidades Inteligentes Sustentáveis, anunciado em julho de 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI). O assessor da Reitoria Aníbal Moreira Júnior participou do encontro, realizado em Brasília dia 19/2.

Cerca de 50 pessoas foram convidadas para a instalação da câmara de discussão, que  envolve governos, academia, indústria, setor privado e entidades representativas. O objetivo é que debater formas de se atender às demandas das cidades com soluções tecnológicas. Trata-se de uma ação conjunta do MCTI e do Ministério do Desenvolvimento Regional. Os participantes da Câmara trabalharão em quatro grupos durante o ano de 2020, com reuniões ordinárias mensais. A previsão é de que um representante da UFLA possa colaborar em um ou dois desses grupos.

De acordo com Aníbal, o convite à participação da Universidade deve-se ao seu envolvimento na área de mobilidade, com o Laboratório de Mobilidade Terrestre (LMT), e a seus projetos com a temática cidades inteligentes. “Pela reunião de instalação da Câmara, observamos que é grande o desafio, assumido pelo governo, de concluir os trabalhos de estruturação do Programa. Tanto a academia quanto setor produtivo serão muito importantes para que essa meta seja alcançada”, avalia.