Ir direto para menu de acessibilidade.
saúde

Orientações Coronavírus

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 06 Março 2020 10:16 | Última Atualização: Sexta, 27 Março 2020 14:33 | Acessos: 781

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quinta-feira (5), mais quatro novos casos de coronavírus, um no Rio de Janeiro, no município de Barra Mansa, um no Espírito Santo e dois em São Paulo. Com a confirmação desses casos, o Brasil possui agora oito casos de coronavírus. Todos os casos se referem a indivíduos que retornaram de países com transmissão local do vírus ou tiveram contato direto com individuo infectado.

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool gel nas mãos, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo, usar o antebraço para evitar propagação de gotículas ao tossir ou espirrar. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

A Coordenadoria de Prevenção de Endemias (COPE-UFLA) e a Coordenadoria de Saúde da UFLA estão em contato permanente com o chefe da Vigilância Epidemiológia de Lavras para analisar rigorosamente todos os casos suspeitos.

Como orientação, indivíduos que acabam de regressar de área de transmissão local: Itália, China, etc (atualizações diárias no site da OMS) possuem indicação de restrição de suas atividades rotineiras por um período de cinco dias. A depender da evolução de sintomas há necessidade de adequada avaliação médica e atestado.

IMPORTANTE: INDIVÍDUOS COM SINTOMAS GRIPAIS ISOLADOS, QUE NÃO VIERAM DE ÁREA DE RISCO, NÃO CONSTITUEM AMEAÇA À SAÚDE COLETIVA, LOGO NÃO POSSUEM INDICAÇÃO DE AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS OU PROFISSIONAIS.

Mais informações podem ser acessadas no site da Organização Pan-Americana de Saúde

Qualquer dúvida entrar em contato por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Organização Mundial de Saúde

Ministério da Saúde

Vigilância Epidemiológica de Lavras - Richardson Costa Carvalho

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.