Ir direto para menu de acessibilidade.
COVID-19

Informações atualizadas sobre o novo coronavírus

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Quarta, 11 Março 2020 10:00 | Última Atualização: Sexta, 27 Março 2020 14:33 | Acessos: 3984

Na terça-feira (10/3), o Ministério da Saúde divulgou a confirmação de 34 casos de infecção pelo novo coronavírus (COVID-19) no Brasil, sendo um caso confirmado em Minas Gerais. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) mantém vigilância ativa a respeito da circulação dos vírus respiratórios e está atenta à situação epidemiológica e aos boletins e notas técnicas publicados pelo Ministério da Saúde para orientação à comunidade acadêmica.

Sobre o vírus

O novo coronavírus (COVID-19) é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às demais síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções.

Isso pode ocorrer por meio do contato direto com as secreções de uma pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz ou à boca por meio das mãos.

 

 

Medidas de prevenção

Para prevenir a transmissão, recomenda-se que os membros da comunidade acadêmica adotem algumas medidas comportamentais:

1 – Lave as mãos com água e sabão e, sempre que possível, use álcool gel 70%;

2 – Cubra nariz e boca ao espirrar ou tossir;

3 – Evite aglomerações se estiver doente;

4 – Não compartilhe objetos de uso pessoal como copos, talheres, garrafas;

5 – Mantenha os ambientes bem ventilados;

6 – Não toque a região dos olhos, nariz e boca sem antes lavar as mãos;

7 – Mantenha-se hidratado;

8 – Realize o isolamento domiciliar preventivo, de cinco dias corridos, caso esteja retornando da China ou Itália;

9 – Evite contato direto da boca com as torneiras de bebedouros, utilize sua caneca UFLA;

10 -Mantenha a atenção para indivíduos que apresentem febre e sintomas respiratórios (tosse, coriza etc.). Oriente a procurar por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades;

11 - Comunique às autoridades sanitárias a ocorrência de suspeita de caso(s) de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19). 

Sobre afastamentos para o exterior

Antes de viajar e com base nas informações mais atualizadas sobre as áreas com propagação de COVID-19, avalie os benefícios e riscos relacionados ao afastamento do país, sobretudo indivíduos com maior chance de evoluírem para infecções graves (pessoas idosas; pessoas com diabetes, doenças cardíacas e/ou pulmonares; indivíduos imunocomprometidos). Se a viagem for urgente e, em hipótese alguma, puder ser adiada, faça uso de todas as medidas protetivas.

Onde obter mais informações?

Para ampla divulgação das informações atualizadas, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo (Coronavírus – SUS) para iOS e Android com notas oficiais, informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita.

Outras informações sobre o novo coronavírus (COVID-19) estão disponíveis em sites oficiais dos órgãos competentes:

Ministério da Saúde

Organização Mundial de Saúde

Organização Pan-Americana Saúde

Centro de Controle de Doenças (CDC)

Atendimento à comunidade acadêmica

A COPE (Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA) disponibilizou um e-mail para esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Caso ocorra mudança no cenário epidemiológico que justifique a adoção de outras medidas de prevenção e controle dirigidas à comunidade acadêmica, haverá ampla divulgação por meio dos veículos oficiais de comunicação da Universidade.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.