Covid-19

Constituído Comitê Especial para prevenção ao novo coronavírus – acompanhe definições da primeira reunião

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 13 Março 2020 07:42 | Última Atualização: Sexta, 27 Março 2020 14:33
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nessa quinta-feira (12/3), a Reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu Portaria instituindo um Comitê Especial de Emergência para discutir e definir ações relacionadas à prevenção da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). O Comitê é multidisciplinar e terá reuniões diárias para, a partir das atualizações oficiais sobre a pandemia, definir condutas necessárias no câmpus.

Presidida pela chefe de Gabinete e professora da área de doenças infecciosas e parasitárias do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), Joziana de Muniz de Paiva Barçante, a equipe de trabalho é formada pelos profissionais da Coordenadoria de Saúde da UFLA, o médico infectologista Silvio Augusto Corsini Menicucci e a enfermeira Kátia Poles (coordenadora de Saúde); da Coordenadoria de Saúde Ocupacional, a enfermeira Flávia Alvarenga Fernandes Bruzzi e o médico do trabalho Jayme Murad Magalhães; pelos pró-reitores Ana Paula Piovesan Melchiori, Ronei Ximenes Martins, Rafael Pio, João José Granate de Sá e Melo Marques, João Chrysóstomo de Resende Júnior e Débora Cristina de Carvalho; pela professora e epidemiologista do DSA Miriam Monteiro de Castro Graciano, pela estudante de pós-graduação Alexandra Almeida Pinheiro Chagas Fernandes, além do professor da área de doenças infecciosas e parasitárias e chefe do DSA, Thales Augusto Barçante, que representa a Coordenadoria de Prevenção de Endemias, em atuação na definição das ações de prevenção desde o início do período letivo.

No primeiro encontro, realizado na tarde dessa quinta (12/3), as principais deliberações foram:

- Aulas estão mantidas até que o cenário epidemiológico local exija nova conduta ou haja determinação superior por parte dos ministérios da Educação ou da Saúde.

- Serão afixadas nos ônibus do transporte interno, próximo ao sistema de ponto eletrônico e bebedouros orientações de medidas de proteção, como a necessidade de circular com janelas abertas, de se adotar as medidas corretas de proteção em caso de tosse ou espirro (etiqueta respiratória) e de ter sempre em mãos um frasco de álcool gel para higienização das mãos.

- Haverá novas ações para divulgação visual no câmpus das orientações de prevenção, especialmente no Centro de Convivência e Restaurante Universitário.

- Intensificação da divulgação do Ramal 1544, pelo qual a comunidade acadêmica pode acionar a empresa terceirizada caso identifique falta de sabonete ou papel nos banheiros.

- Será solicitado aos organizadores dos eventos não adiados que incluam tela de projeção sobre medidas preventivas durante as atividades e que reforcem verbalmente as orientações. A Diretoria de Comunicação (Dcom) disponibilizará o conteúdo padrão a ser utilizado, bastando que o organizador solicite por meio do sistema ufla.br/suportecomunicacao, com pelo menos dois dias de antecedência.

- O fluxo da fila do RU foi reorganizado, para que os estudantes passem pela pia de lavagem das mãos.

- Sobre a realização dos eventos, permaneceram as definições divulgadas em 12/3.

Membros da comunidade acadêmica, ao identificarem situações no câmpus que mereçam apreciação e decisões por parte do Comitê, podem entrar em contato com a Coordenadoria de Prevenção de Endemias pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Pelo endereço ufla.br/coronavirus a comunidade poderá acompanhar informações atualizadas sobre as medidas definidas nas reuniões do Comitê.