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CORONAVÍRUS

Disponibilizadas orientações gerais relacionadas à suspensão das aulas

Escrito por Comitê Especial Estratégico para prevenção ao Coronavírus | Publicado: Terça, 17 Março 2020 22:42 | Última Atualização: Terça, 05 Mai 2020 13:34 | Acessos: 19046
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Na noite do dia 16/3, segunda-feira, o Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus (CEECovid19-UFLA) se reuniu para deliberar sobre assuntos diretamente relacionados à decisão de suspender as aulas presenciais (educação infantil, graduação e pós-graduação), a partir do dia 23 de março de 2020, segunda-feira. Considerando a grande quantidade de itens da pauta, a reunião continuou na manhã dia 17/3 com as seguintes deliberações:

Programa PIIP Júnior

- Está suspensa a reunião com pais e alunos selecionados para participarem do programa. Nova reunião será agendada após o retorno das atividades acadêmicas.

Programa Institucional de Bolsas (PIB-UFLA)

- Os alunos que possuem bolsa do PIB-UFLA deverão procurar seus orientadores para elaboração de um cronograma de atividades a serem realizadas de forma remota, para as atividades a serem realizadas no mês de abril. Para o mês de maio, novas orientações serão enviadas. No momento, todas as bolsas serão mantidas.

- O monitoramento do cumprimento das atividades e autorização do pagamento, mediante cumprimento de produto previamente pactuado será de responsabilidade do orientador. Em caso de auditoria ou tomada de contas será solicitado que o orientador apresente comprovação da forma de avaliação do cumprimento das horas que justificou o pagamento com recurso público.

- Todos os procedimentos e formulários relativos ao PIB-UFLA serão disponibilizados na página oficial da Praec até o final de semana.

Estudantes UFLA que estão no exterior

- A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) entrará em contato com todos os estudantes para, em conjunto, decidirem sobre permanência ou retorno ao Brasil. Reiteramos que os estudantes que retornarem ao Brasil deverão permanecer em isolamento domiciliar preventivo, por um período de sete dias, seguindo as orientações abaixo:

  1. a pessoa deve permanecer a uma distância de pelo menos um metro dos contactantes ou fazer uso de máscara;
  2. talheres, roupa de cama e de banho devem ser individualizados e lavados imediatamente após o uso;
  3. o ambiente em que ela estiver deve ser mantido arejado, com janelas abertas e circulação de ar;
  4. deve-se lavar muito bem as mãos com água e sabão, várias vezes ao dia;
  5. usar álcool gel 70% para higienizar as mãos e para passar em móveis, computadores ou outros objetos tocados pela pessoa em isolamento;
  6. cobrir a face com o antebraço ou lenço descartável ao espirrar ou tossir;
  7. evitar receber visitas;
  8. evitar contato com animais de estimação;
  9. procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratório, digestivos e/ou febre.

Estudantes estrangeiros

- Os estudantes dos programas de internacionalização Bracol e Bramex deverão procurar a DRI para receberem orientações sobre a suspensão das aulas e sobre o retorno ao país de origem.

- Os estudantes dos demais programas de internacionalização deverão procurar a DRI para avaliação individual das condições de permanência no Brasil.

Pós-graduação

- Até o momento não existe qualquer orientação das agências de fomento em relação à suspensão ou cancelamento de bolsas. Neste sentido, todas as bolsas vigentes permanecem implementadas, sem a possibilidade de prorrogação.

- Todos os estudantes de pós-graduação que necessitarem de prorrogação de prazo de defesa deverão encaminhar os pedidos diretamente à PRPG. Todos os pedidos serão acatados e será garantida uma prorrogação de no mínimo o período de tempo igual ao de suspensão de atividades.

- As atividades de pós-graduação (exceto aulas) poderão ocorrer de forma remota, todo o cronograma de atividades a serem realizadas deverá ser definido com o orientador e encaminhado para ciência da PRPG. Cabe ao orientador o monitoramento das atividades dos estudantes sob sua orientação.

- Projetos com atividades experimentais em laboratório ou a campo devem  permanecer até o seu término. Novos experimentos (campo ou laboratório) não devem ser iniciados.

- Todos os procedimentos e formulários relativos ao trabalho remoto dos estudantes de pós-graduação serão disponibilizados na página oficial da PRPG até o final de semana.

Atividades de Pesquisa

- Pesquisa experimental em laboratório ou a campo podem ser realizadas pelos pesquisadores responsáveis. Novos experimentos não deverão ser iniciados.

- Projetos de Iniciação Científica com atividades experimentais podem ser finalizados desde que haja acordo entre orientador e estudante orientado.

- Todos os procedimentos e formulários relativos ao trabalho remoto dos estudantes de IC serão disponibilizados na página oficial da PRP até o final de semana.

Moradia Universitária

- Neste cenário de EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA, os estudantes que são beneficiados pelo programa de assistência estudantil, com direito a moradia, deverão retornar para o seio familiar.

Este Comitê entende que este é um momento de incertezas e que o acolhimento familiar é importante para cada estudante.

- Os estudantes que se encontram em alguma condição particular de impedimento para o retorno às suas residências, devem procurar a Praec imediatamente.

Editais e Processos seletivos em andamento

- Os processos de professor titular serão feitos por videoconferência.

- Novos editais de estágios e bolsas estão suspensos até retorno das atividades acadêmicas.

- Processos seletivos para docentes em andamento terão suas datas postergadas. Os interessados devem acompanhar o site da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP).

Restaurante Universitário

- Serviço suspento até o retorno das atividades acadêmicas.Os estudantes classificados como vulneráveis, que utilizam o RU para fazer suas refeições e que se encontram em alguma condição particular de impedimento para o retorno às suas residências, devem procurar a Praec imediatamente.

Biblioteca, Transporte Interno e Ciuni

- Serviços suspensos até o retorno das atividades acadêmicas.

Ginásios

- Ficam suspensas TODAS as atividades esportivas durante o período de interrupção das atividades acadêmicas.

Estágios

- Os estágios realizados fora da UFLA podem ser mantidos, desde que não haja indicação de quarentena obrigatória.

Núcleo de Saúde Mental

- Manutenção do atendimento psicológico com agendamento por telefone.

Ambulatório

- Atividades mantidas normalmente.

Atendimento Odontológico

- Atividades suspensas até o retorno das atividades acadêmicas.

Graduação

- Bolsistas de Monitoria devem elaborar cronograma de atividades remotas (produção de matérias, produção de aulas, vídeos, etc). O monitoramento do cumprimento das atividades e autorização do pagamento, mediante cumprimento de produto pactuado, será de responsabilidade do orientador. Em caso de auditoria ou tomada de contas será solicitado que o orientador apresente comprovação da forma de avaliação do cumprimento das horas que justificou o pagamento com recurso público.

- Outros programas de bolsas de ensino também devem elaborar cronograma de atividades remotas. O cumprimento das atividades e autorização de pagamento, mediante certificação da realização do planejado, será de responsabilidade do orientador. Em caso de auditoria ou tomada de contas será solicitado que o orientador apresente comprovação da forma de avaliação do cumprimento das horas que justificou o pagamento com recurso público.

- Todos os procedimentos e formulários relativos ao trabalho remoto dos bolsistas dos programas vinculados à PRG serão disponibilizados até o final de semana na página dessa Pró-Reitoria.

- Como o calendário acadêmico será suspenso a partir do dia 23/3, qualquer atividade equivalente a aula, realizada no câmpus virtual, não será considerada como dia letivo.

Animais e Culturas Vegetais

- Os departamentos ou unidades organizacionais que possuem criação de animais ou culturas vegetais deverão organizar as escalas dos servidores para manutenção dos serviços, garantido bem-estar aos animais e adequada manutenção dos cultivos.

Servidores Terceirizados

- Orientação específica será publicada até o final desta semana.

Jornada de Trabalho de Servidores (docentes e técnicos Administrativos)

- Em situações específicas a serem discutidas com as chefias imediatas, haverá possibilidade de realização de trabalho remoto ou flexibilização da jornada de trabalho, conforme normativo a ser publicado.

- Cada caso deverá ser discutido, detalhadamente, com a chefia imediata e uma justificativa para autorização da possibilidade de realização de trabalho remoto ou flexibilização da jornada de trabalho deverá ser encaminhada à PRGDP, juntamente com um plano de trabalho detalhado para monitoramento e acompanhamento das atividades a serem realizadas.

- No caso dos docentes e técnicos lotados nos departamentos, caberá ao chefe de departamento a elaboração conjunta do plano de trabalho com cronograma, o acompanhamento e avaliação do cumprimento das atividades a serem realizadas de forma remota. Caberá ao chefe de departamento, informar à PRGDP, no caso do não cumprimento do produto pactuado, compatível com o regime de trabalho do servidor sob sua responsabilidade. Em caso de auditoria ou tomada de contas será solicitado ao chefe que apresente a comprovação da forma de avaliação do cumprimento das horas que justificou o pagamento com recurso público.

- No caso de técnicos lotados em outras unidades organizativas, caberá ao chefe imediato a elaboração conjunta de um plano de trabalho com cronograma, o acompanhamento e avaliação do cumprimento das atividades a serem realizadas de forma remota. Caberá ao chefe imediato, informar à PRGDP, no caso do não cumprimento do produto pactuado, compatível com o regime de trabalho do servidor sob sua responsabilidade. Em caso de auditoria ou tomada de contas será solicitado ao chefe que apresente a comprovação da forma de avaliação do cumprimento das horas que justificou o pagamento com recurso público.

- As atividades administrativas seguirão o disposto na Instrução Normativa nº 21, de 16 de março de 2020, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal - Sipec, quanto às medidas de proteção para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).

- Todas as orientações sobre os procedimentos a serem seguidos para o atendimento à solicitação de jornada de trabalho flexibilizada ou trabalho remoto serão publicadas até o final desta semana, pela PRGDP.

- Com relação ao controle biométrico informamos que será disponibilizado um dispensador de álcool gel próximo a cada relógio de ponto. Aconselhamos também que o servidor realize a lavagem das mãos após utilizar o equipamento.

Este é um momento de emergência em saúde pública e as medidas de controle relacionadas à circulação viral devem ser priorizadas. Enfatizamos que todos – estudantes, docentes, técnicos e terceirizados – devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde.

O CEE COVID19-UFLA informa que as reuniões diárias permanecem para avaliação de todas as alterações no cenário epidemiológico e atualizações/orientações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Reiteramos que até o momento não há comunicação de casos suspeitos ou confirmados em Lavras.

O Comitê manterá a comunidade acadêmica informada de todas as decisões relacionadas ao assunto.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, lembra que “a UFLA sempre se preocupa com a saúde da comunidade, com a comunidade lavrense onde ela está inserida. A decisão tomada foi em respeito à comunidade acadêmica e à comunidade lavrense”.

REITERAMOS QUE OS ESTUDANTES DEVEM TER O COMPROMISSO SOCIAL DE NÃO ORGANIZAREM E FREQUENTAREM FESTAS NESSE MOMENTO EM QUE A RECOMENDAÇÃO É DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. FAÇA A SUA PARTE EM RESPEITO AO DIREITO DE TODOS. VAMOS DEIXAR PARA COMEMORAR NO RETORNO DAS ATIVIDADES.

A Coordenadoria de Prevenção de Endemias da UFLA disponibilizou um e-mail para esclarecimento de dúvidas da comunidade acadêmica: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.