CORONAVÍRUS

Comitê delibera sobre educação a distância, eleições para chefes de departamento, moradia estudantil e trabalho remoto

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 19 Março 2020 08:08 | Última Atualização: Quinta, 29 Julho 2021 17:38
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na reunião desta quarta-feira (18/3), o Comitê Especial de Emergência para prevenção ao Coronavírus (CEE COVID19-UFLA) deliberou sobre os seguintes assuntos:

Atividades de Educação a Distância

Tendo em vista o disposto na portaria do Ministério da Educação nº 343, de 17 de março de 2020, o CEE-COVID19 analisou as possibilidades de adoção da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais e não recomendou a adoção do proposto pelos seguintes motivos:

- o funcionamento da educação presencial da UFLA opera com organização em semestres e semanas letivas, com as cargas horárias de componentes curriculares distribuídas de acordo com esta organização;

- as matrizes curriculares são organizadas em períodos e há concatenação e interdependência entre componentes curriculares;

- é inviável segregar do processo de aprendizagem dos estudantes os conteúdos “teóricos” que podem ser realizados remotamente, por antecipação, oferecendo-os desvinculados de atividades de aplicação e de prática realizada com suporte de laboratórios, de campo, experienciais e outras próprias da maioria dos cursos superiores;

- os projetos pedagógicos dos cursos presenciais organizam-se com lógica e especificidades distintas dos projetos dos cursos a distância;

- as atividades letivas, na nossa Instituição, não se reduzem a aulas;

- docentes, técnicos e estudantes necessitam de preparação e de processos formativos para obterem sucesso na utilização de tecnologias e metodologia próprias da Educação a Distância nas atividades de ensino e aprendizagem;

- apenas cerca de 30% das disciplinas deste semestre contam com atividades inseridas no Campus Virtual, que permitiriam a continuidade de atividades de aprendizagem sem encontros presenciais;

- o Campus Virtual é adotado na graduação presencial da UFLA predominantemente para o apoio e não como substituto de carga horária de aulas;

- parte dos estudantes não conta com infraestrutura de telecomunicação suficiente para participar de atividades a distância utilizando os recursos digitais propostos pela portaria MEC 343/20 ou os utilizados pela Instituição.

Contudo, a utilização das tecnologias e metodologia próprias da Educação a Distância podem e devem ser adotadas para atividades adicionais que permitam o aprofundamento ou a recuperação de estudos, desde que os conteúdos e as áreas de conhecimento permitam tal abordagem. A DIRED/PRG será responsável pela orientação de docentes e disponibilidade dos recursos necessários para a realização dessas atividades adicionais.

Eleições para chefes de departamento

O Comitê decidiu recomendar ao Conselho Universitário que as eleições para chefes de departamento sejam adiadas, por tempo indeterminado ou enquanto durar a suspensão das atividades letivas relacionada ao coronavírus. O adiamento é uma medida de proteção da comunidade acadêmica, para evitar aglomerações em função do processo de votação, que inclui apresentação de propostas e assembleias com grande número de pessoas.
Adicionalmente a suspensão das aulas de graduação comprometeria a legitimidade do processo, uma vez que este aconteceria sem a representatividade de dois segmentos da comunidade acadêmica: discentes de graduação e pós-graduação.

Moradia universitária

O comitê se reuniu com representantes da moradia universitária, que levantaram questões relacionadas à dificuldade de alguns estudantes em se afastar da moradia neste período de suspensão das atividades acadêmicas. Foi explicada a necessidade de afastamento social para todos, bem como enfatizada a responsabilidade, o cuidado e o zelo da universidade com cada um desses estudantes.
moradia estudantilMembros do CEE COVID19-UFLA se reuniram com os estudantes da moradia estudantil e repassaram informações sobre o contágio da doença, formas de prevenção e a necessidade de distanciamento social para reduzir o impacto da doença nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além das orientações, os estudantes receberam a recomendação de retornar para seus domicílios e permanecer com suas famílias até o final do período de suspensão das atividades letivas da UFLA e de distanciamento social, que ainda não são possíveis de prever. Foi informado que, aqueles que não tiverem condições de retornar para seus domicílios, devem procurar a Praec e expor sua justificativa. O CEE COVID-19 analisará cada demanda individualmente e definirá a melhor forma de auxiliar os estudantes em seus retornos.
Os estudantes que necessitarem de auxílio devem acessar o site da Praec e preencher o formulário com sua solicitação. A orientação é que as demandas sejam enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até as 10 horas desta sexta-feira (20/3), para que o CEE COVID-19-UFLA tenha tempo hábil para avaliar e tomar as decisões necessárias até sexta-feira.

Restaurante Universitário

Quanto à alimentação, foi definido que a UFLA fornecerá uma cesta básica mensal para estudantes em condições de vulnerabilidade financeira, que dependem do RU e não conseguirão retornar às suas cidades de origem.
As solicitações devem ser encaminhadas ao e-mail da Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até as 10 horas desta sexta-feira (20/3), para que o CEE COVID-19-UFLA tenha tempo hábil para avaliar e tomar as decisões necessárias até sexta-feira.