ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

UFLA faz doações ao Banco de Alimentos de Lavras, para contribuir com segurança alimentar e nutricional no município

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 26 Março 2020 17:42 | Última Atualização: Quinta, 24 Setembro 2020 17:58
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com a suspensão das aulas na Universidade Federal de Lavras (UFLA) e interrupção do funcionamento do Restaurante Universitário - RU (medidas de prevenção à Covid-19), departamentos da Instituição se organizaram para atender ao pedido de auxílio do Banco Municipal de Alimentos, responsável por assistir famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica e entidades assistenciais em Lavras. Hortaliças, café, ovos e cereais estão entre os produtos que serão repassados ao Banco.

Nesta quinta-feira (26/3), já saíram do Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia/Departamento de Agricultura (CDTT) cerca de 800 cabeças de alface e 700 maços de outras hortaliças folhosas, como rúcula, couve de folhas, cebolinha e salsinha, para abastecer o Banco Alimentos. Por essa parceria entre CDTT/UFLA e o Banco, as doações serão semanais, com retiradas a serem feitas sempre às terças e quintas-feiras. Esses produtos vinham sendo destinados ao RU desde o segundo semestre de 2019 (clique e saiba mais sobre o CDTT). A iniciativa evita desperdícios no período de suspensão de aulas e contribui para que a população do município conte com esse suporte de segurança alimentar e nutricional no enfrentamento à pandemia.

Além das hortaliças, serão programadas também doações de ovos pelo Departamento de Zootecnia (DZO) e de outros produtos pelo DAG: milho e soja, arroz com casca para beneficiar e bananas do pomar da UFLA.

O Banco de Alimentos auxilia 16 entidades na cidade, bem como famílias em situação de vulnerabilidade social (acompanhadas pelos Centros de Referência de Assistência Social - Cras), escolas do município, Centros de Educação Infantil e outros projetos ligados à educação, como o projeto Semeart. De acordo com a auxiliar administrativa do Banco de Alimentos Núbia Silva, que esteve no CDTT para buscar as doações, elas serão de grande ajuda: “precisamos de um quantitativo de gêneros suficiente para dar apoio a todos, e isso auxilia, inclusive, na redução de circulação de pessoas em busca de alimentos”, avalia.

No CDTT, equipe da UFLA organizou as hortaliças folhosas para repassar ao Banco de Alimentos

A UFLA recebeu, nesta semana, documento formal da Secretaria Municipal de Defesa Social de Lavras, solicitando doações de gêneros alimentícios disponíveis. A partir dessa demanda, a Direção Excecutiva analisou, com departamentos da Instituição, as formas possíveis de colaborar. Parte das doações feitas nesta quinta-feira (26/3) já foi distribuída pelo Banco de Alimentos: 80 cestas verdes foram entregues. Grande percentual desses alimentos é destinada às crianças que não estão recebendo a merenda devido à suspensão das aulas. Os hortifrutis são complementos na qualidade nutricional ofertada a esses públicos.

Banco Municipal de Alimentos

Interessados em ajudar o Banco de Alimentos podem contribuir com doações diversas. O Banco funciona na Rua João Gonçalves Godinho, nº 195, Jardim Europa, Lavras. O telefone de contato é (35) 3826-6195.