GESTÃO 2020-2024

Nomeado novo reitor da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 04 Mai 2020 09:44 | Última Atualização: Sexta, 15 Mai 2020 14:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (4/5) a nomeação do novo reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) – professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, que ocupou o cargo de pró-reitor de Planejamento e Gestão (2020) a partir de junho de 2017. A nomeação confere o mandato por quatro anos (2020-2024).

Para o professor João, a nomeação é a última etapa de um processo sério de escolha, pelo qual a comunidade manifestou o seu apoio ao projeto proposto, o que foi também considerado pelo Colégio Eleitoral. “Meu compromisso é de muito trabalho, a ser feito junto com o professor Scolforo como vice-reitor e com uma equipe que está sendo definida, de forma a termos um time coeso em atuação. O mês de maio será importante para a transição nas pró-reitorias e diretorias. Trabalharemos em um projeto de consolidação de todo o crescimento experimentado pela UFLA a partir de 2008 e realizado pelas gestões anteriores”.

Uma prioridade apontada pelo reitor é a modernização e a descentralização administrativa, com foco na implantação de um novo modelo de estrutura organizacional. “Vamos buscar uma revolução administrativa, com a descentralização do poder de decisão, de forma que um número maior de pessoas possa participar de decisões administrativas e acadêmicas. Será um marco para os próximos anos, uma missão desafiadora, que exige o engajamento de todos, mas que trará grande retorno em qualidade”, avalia. Professor João menciona também que todos os esforços serão feitos para os aperfeiçoamentos necessários no ensino, nas estratégias pedagógicas, nas condições de pesquisa, de pós-graduação, de extensão, e nas diversas frentes de atuação da Universidade. “Apesar do contexto econômico nacional desafiador, estou motivado, porque conheço o engajamento desta comunidade, e juntos vamos conseguir superar os obstáculos”.

O professor José Roberto Soares Scolforo, ex-reitor, que atuará agora como vice-reitor na gestão 2020-2024, diz que, apesar do momento de incertezas gerado pela pandemia de Covid-19, está otimista com todo o trabalho a ser feito. “Com união e a força do conjunto, que tem caracterizado as últimas gestões, vamos conseguir evoluir mais uma vez. Já temos uma avaliação excelente em gestão e governança pelo Tribunal de Contas da União (TCU), e vamos continuar na busca por novas evolução, aprimoramentos, pela descentralização”. Ele também lembra que haverá total comprometimento em concluir projetos importantes em andamento, como o hospital universitário, que deve estar em funcionamento em até dois anos; o Parque Tecnológico, que, além de beneficiar ensino, pesquisa e extensão, irá gerar renda, empregos e desenvolvimento para a região; além do câmpus de São Sebastião do Paraíso, que terá atuação estratégica, sendo necessário que entre em funcionamento com as condições mais adequadas.

“Vamos atuar na busca de recursos, por meio de projetos a serem apresentados ao governo e à iniciativa privada, o que já está em curso. Continuaremos um trabalho de intensidade e respeito, construindo soluções para que a UFLA evolua e ganhe cada vez mais expressão dentro e fora do país”, diz. Professor Scolforo também enfatiza o reconhecimento da importância da atuação da comunidade acadêmica. “Os gestores lideram, estimulam, devem ser sempre exemplo, mas é a soma do trabalho da comunidade que faz a diferença, e essa comunidade é que possibilita o processo de desenvolvimento da Instituição. Desejo ao João toda a felicidade do mundo, e ele terá um aliado para ajudá-lo nessa tarefa.

Processo de escolha do reitor

A lista tríplice foi definida pelo Colégio Eleitoral em fevereiro e seguiu para apreciação do Ministério da Educação e da Presidência da República. O professor João obteve 69 dos 77 votos do Colégio, que considerou também a consulta informal feita à comunidade acadêmica em dezembro de 2019.

Com a participação de professores, técnicos administrativos e estudantes na pesquisa, os professores João Chrysóstomo de Resende Júnior e José Roberto Soares Scolforo obtiveram 60% dos votos, segundo fórmula prevista no Edital, considerando paridade e proporcionalidade entre os três segmentos.

Compareceram às urnas 614 professores (79,5% dos docentes aptos a votar), 455 técnicos administrativos (81,0% dos TAE´s aptos a votar) e 2252 estudantes de graduação e pós-graduação (16,6% dos discentes aptos a votar). A chapa formada por João e Scolforo obteve 63% dos votos dos docentes, 54% dos votos dos técnicos administrativos e 72% dos votos de estudantes.