PARA TODOS OS PÚBLICOS

UFLA oferta curso de extensão sobre saúde mental e psicologia positiva – vagas esgotadas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 21 Mai 2020 14:10 | Última Atualização: Segunda, 09 Agosto 2021 09:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os cuidados com a saúde mental devem estar sempre em pauta, mas durante uma pandemia que tem alterado muito a rotina da sociedade, o tema é ainda mais relevante. Pensando nisso, o Núcleo de Saúde Mental da Universidade Federal de Lavras (UFLA) abriu inscrições** para um curso de extensão à distância intitulado “Contribuições da psicologia positiva para a saúde mental”. São 200 vagas e qualquer pessoa interessada pelo tema pode participar. As inscrições podem ser feitas até 31/5 pelo SIG UFLA*. A previsão é que as atividades se estendam pelos meses de junho e julho. A carga horária do curso será de 20 horas e ele será ministrado pela professora do Departamento de Ciências da Saúde (DSA) Kátia Poles.

A metodologia inclui apresentações, vídeos e textos, a serem inseridos no câmpus virtual da UFLA. A avaliação ocorrerá a partir da participação do público nas atividades de questionário e fóruns. Ao final, os participantes terão direito a certificado. O conteúdo a ser abordado apresentará reflexões sobre felicidade, redes sociais e relações, inteligência emocional, empatia, resiliência, mindfulness, poder do perdão, gratidão, gerenciamento de tempo e estratégias para enfrentamento de adversidades. "Considerando o momento atual que estamos vivendo – uma crise na forma de ser, pensar, sentir e agir no mundo – torna-se importante refletir aspectos relacionados à saúde mental para que se possa ter uma vida mais equilibrada", reforça a professora.

*Basta colocar o nome do curso em "Nome do Evento" e pedir a localização. Ao lado direito do nome do evento, clicar o ícone verde para fazer a inscrição. Para quem não tem vínculo com a UFLA e deseja se inscrever, é necessário inicialmente realizar Cadastro no SIG.

** Em 22/5 o número de vagas foi preenchido. Os inscritos receberão orientações, antes do início do curso, sobre como acessar o câmpus virtual. Quem não conseguiu vaga pode ficar atento às páginas da UFLA na Internet, para se inscrever quando houver uma próxima oferta.

Psicologia Positiva

A fundamentação teórica do curso é baseada na Psicologia Positiva. Veja o que diz a ementa do curso:

A Psicologia Positiva foi  criada a partir de um movimento científico recente, que começou no final da década de 1990, quando Martin Seligman foi presidente da Associação Americana de Psicologia (APA). Essa construção surgiu de um incômodo, de uma lacuna percebida e que precisava ser preenchida. A Psicologia, até então, mais precisamente ao longo do século XX, tinha se encarregado muito bem dos problemas e patologias, se ocupando com o que havia de errado com as pessoas, com o que não funcionava. Esse processo foi fundamental para o desenvolvimento e estruturação da ciência psicológica, pois hoje temos conhecimento para diagnosticar e tratar diversos transtornos mentais, que antes não tinham socorro. Porém, o outro lado, o lado que funciona, havia ficado descoberto. Para Seligman, “Precisamos olhar para o que dá certo com as pessoas”.

A iniciativa de Seligman não representa a primeira vez que o foco positivo foi abordado na história da Psicologia. Entretanto, pouco havia sido falado de forma sistemática sobre o lado funcional do ser humano, sobre as suas forças e potencialidades. Neste sentido, a Psicologia Positiva veio trazer um novo enfoque: abordar o que faz a vida valer a pena.

É importante destacar que a PP não desmerece, nem ignora a existência de problemas, dificuldades e transtornos. A questão é que seu olhar é outro. A Psicologia Positiva consiste num movimento científico, que conta com estudiosos no mundo inteiro, desenvolvendo pesquisas que buscam comprovar cientificamente que o ser humano pode ser mais feliz e ter uma vida melhor.  Tal movimento se interessa pelo que dá certo com as pessoas, por suas qualidades e sobre como promover o seu funcionamento positivo. Assim, a Psicologia Positiva veio trazer um novo enfoque: abordar o que faz a vida valer a pena.