Ir direto para menu de acessibilidade.
FUTURO

1º Congresso da Andifes discute reflexos da Pandemia – veja programação da UFLA e acompanhe!

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 12 Junho 2020 17:53 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 15:47 | Acessos: 2120
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) realiza, nos dias 17/6 e 18/6, o I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades. Totalmente virtual, o I Congresso Andifes vai debater os reflexos da pandemia, medidas de enfrentamento e cenários possíveis para a retomada das atividades.

No dia 17/6 pela manhã haverá atividades on-line organizadas por cada Instituição de Ensino Superior. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participa com uma programação que irá das 8h30 às 10h30. Será feito o lançamento do “Fórum Institucional UFLA 2030: estratégias para a necessária inovação do ensino superior da próxima década”. Esse será um fórum on-line vigente até o final de 2020 que deverá subsidiar o planejamento decenal que irá orientar a transformação dos cursos de graduação na Universidade. O lançamento será feito pelo reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins.

Na sequência, ocorre a Roda de Conversa “Inovação no ensino de graduação: formação integral e conectada com o futuro”, com a participação da pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), professora Paula Tiba; da pesquisadora do InovaHub UFLA Jaqueline Severino, e do professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/ câmpus Vargina) Helio Leme Costa Jr. Serão discutidas as perspectivas para a graduação no período pós-pandemia, os desafios para a formação do profissional empreendedor, bem como o futuro das profissões e teletrabalho.

Assista à programação da UFLA no Youtube.

Na tarde do dia 17 haverá atividades dos diversos colégios e fóruns da Andifes. Já no dia 18/6 ocorrerá a abertura oficial do Congresso, com a fala do presidente da Andifes, professor João Carlos Salles Pires da Silva (Universidade Federal da Bahia - UFBA). Durante todo o dia ocorrerão apresentações das sínteses das atividades de cada universidade e de cada fórum ou colégio assessor da Andifes, relativas às atividades no dia 17/6. A programação termina com a conferência do professor de Ética e Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Roberto Romano.

Consulte a página do evento (http://www.congresso.andifes.org.br/), que reúne todos os links referentes às conferências das 68 universidades federais e, também, dos colégios e fóruns assessores da instituição. O site contém ainda notícias relacionadas ao congresso.

Veja o consolidado da programação da UFLA:

UFLA Congresso Andifes