FÓRUM INSTITUCIONAL

UFLA lança “Fórum Institucional 2030” em congresso on-line da Andifes

Escrito por Melissa Vilas Boas | Publicado: Quarta, 17 Junho 2020 17:26 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 16:53

Foi lançado nesta quarta-feira (17/6) o “Fórum Institucional UFLA 2030: estratégias para a necessária inovação do ensino superior da próxima década”. A proposta foi apresentada pelo reitor da Insituição, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, e pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins, durante a programação on-line do I Congresso Andifes – Realidade e Futuro das Universidades.

De acordo com o reitor, “o Fórum Institucional UFLA 2030 é extremamente pertinente ao tema da Andifes, que é a necessidade de inovação e de novas estratégias para o ensino superior, especificamente o da UFLA”.

Um dos objetos do Fórum é pensar o ensino para a próxima década. “A ideia é abrir um espaço universitário de amplo debate. O que proponho como organização são quatro etapas, que precisam ser seguidas para implementação na nossa graduação, e em paralelo na pós-graduação, pesquisa e extensão”, explica o pró-reitor de Graduação, Ronei Ximenes.

Após a apresentação da proposta, foi iniciada a Roda de Conversa com o tema “Inovação no ensino de graduação: formação integral e conectada com o futuro”, que contou com a participação da pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC), professora Paula Tiba. A pró-reitora apresentou o modelo de ensino da Instituição: “aqui nossos cursos são mais flexíveis e o nosso currículo não é fechado, nossos estudantes tem um contato maior para aproveitar todos os conhecimentos possíveis”, afirma Paula.

A pesquisadora do InovaHub da UFLA Jaqueline Severino falou dos desafios para a formação do profissional empreendedor, enquanto o professor da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/ campus Varginha) Hélio Leme Costa Jr. discorreu sobre os momentos de transformação digital, o futuro das profissões e o teletrabalho neste momento de pandemia.

Após a Roda de Conversa, houve espaço para os professores responderem perguntas dos participantes.

Texto:  Melissa Vilas Boas, relações públicas - bolsista Dcom