ATENÇÃO

Comitê da UFLA de enfrentamento à Covid-19 orienta sobre pesquisas em laboratório

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 30 Junho 2020 20:59 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 15:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

Considerando o cenário epidemiológico atual, com uma curva ascendente no número de casos e óbitos no estado de Minas Gerais devido à pandemia, o Comitê Especial de Emergência da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19-UFLA) deliberou pelo não retorno das atividades de pesquisa e trabalhos de pós-graduação, seguindo os planos de contingência elaborados pelos departamentos. Há autorização para realização de atividades da pós-graduação e de iniciação científica em laboratórios da Universidade somente para os casos essenciais e que em hipótese alguma possam ser interrompidas (como situações de pesquisas já iniciadas que envolvam organismos vivos, cuja interrupção cause prejuízo extremo ao desenvolvimento do projeto).*

Para que essas atividades possam ser feitas, é necessário que os envolvidos sigam rigorosamente as orientações de proteção e prevenção à Covid-19:

- Apenas uma pessoa a cada 25 m2 pode permanecer no ambiente, de forma a garantir o necessário distanciamento;

- O uso de máscaras é obrigatório em tempo integral, seguindo-se todas as recomendações dos órgãos de saúde para que sejam utilizadas segundo os protocolos corretos;

- O setor deve providenciar a disponibilização de álcool gel e álcool líquido 70%, para higienização das mãos e bancadas periodicamente. Esses produtos podem ser requisitados no Almoxarifado (álcool gel) e Diretoria de Meio Ambiente (álcool líquido – contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). No caso de banheiros e áreas de circulação comum com falta de sabonete líquido, pode ser notificada a ocorrência, por qualquer membro da comunidade acadêmica, por meio de formulário eletrônico, ou diretamente à empresa responsável pela limpeza e manutenção dos banheiros (Adcon) por meio do ramal 1544.

- Sempre que possível, deve ser priorizado o trabalho com janelas abertas, dispensando-se o ar condicionado.

- É possível negociar com o servidor técnico de laboratório a necessidade de sua presença durante as atividades. Mas caso o técnico não possa atender a essa demanda, os envolvidos nas pesquisas devem se organizar para que as atividades possam ocorrer sem esse profissional.

- Pessoas com quadro de resfriado ou síndrome gripal não podem estar em atividade na UFLA em nenhuma hipótese.

- É necessário que o orientador da pesquisa assine, atestando ter responsabilidade sobre o cumprimento das medidas de segurança, bem como deve fazê-lo o chefe de departamento. Também é necessária assinatura de ciência do diretor do instituto/escola/faculdade e do CEE-UFLA- Covid19).

O Comitê também reitera a orientação para que todas as pessoas fiquem em casa todo o tempo que puderem, seguindo o distanciamento social corretamente. Caso seja necessário sair, é imprescindível uso de máscara e higienização constante das mãos.

Todas as decisões do CEE-Covid-19-UFLA são baseadas no cenário epidemiológico do momento, em Minas Gerais e na região. A conjuntura é acompanhada diariamente pelo Comitê e, havendo alterações, novas orientações podem substituir ou complementar as já divulgadas. *

*Atualização em 3/7.