RANKING INTERNACIONAL

Em dois anos, UFLA sobe 20 posições no ranking THE América Latina e alcança a 24ª colocação em 2020

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 07 Julho 2020 18:22 | Última Atualização: Quarta, 08 Julho 2020 06:04 | Acessos: 1140

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sobe 10 posições no ranking Times Higher Education América Latina e alcança a 24ª colocação em 2020, após ocupar a 34ª em 2019 e a 44ª em 2018. A classificação foi divulgada nesta terça-feira (7/7).

A Universidade também se destaca entre as instituições brasileiras como a 14ª colocada do País, seis posições acima da classificação do ano passado. No Estado de Minas Gerais, mantém a 3ª colocação pelo terceiro ano consecutivo.

A classificação baseia-se em cinco pilares: ensino, pesquisa, citações, perspectiva internacional e investimento da indústria. No pilar investimento da indústria, que avalia as parcerias da universidade com o setor industrial, a UFLA destaca-se como a 3ª colocada no País, com a pontuação 90,6. Embora os investimentos tenham crescido em termos absolutos, o indicador registrou ligeira queda (92,4), devido ao maior aumento dos investimentos em outras instituições.

Em comparação com o ano passado, a UFLA avançou em citações (subiu de 25,8 para 31,8) e perspectivas internacionais (de 24,9 passou para 27,6). Os dois pilares estão diretamente relacionados à visibilidade e cooperação internacional e contribuíram para a elevação da Universidade no ranking. A melhoria é reflexo direto do investimento instituicional em internacionalização e pesquisa.

Para o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, o resultado é um estímulo para a continuidade dos trabalhos e novos avanços. "É com enorme satisfação que recebemos esta notícia de avanço tão significativo da UFLA no ranking THE. Isso nos mostra que estamos no caminho certo e que o trabalho conjunto de nossos docentes, técnicos administrativos e discentes nos impulsiona cada vez mais em direção à excelência. Vamos procurar melhorar cada vez mais as condições para que estes atores desempenhem seu papel da melhor maneira possível, levando a UFLA a galgar patamares de qualidade cada vez mais altos", diz.

O ranking THE América Latina 2020 inclui 166 universidades de 13 países; 61 delas são brasileiras. No ano passado, foram avaliadas e classificadas 150 instituições de 12 países.

Confira a classificação completa do THE América Latina 2020