GESTÃO

Publicada atualização do Estatuto da UFLA, contemplando novas unidades acadêmicas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 09 Julho 2020 08:08 | Última Atualização: Quinta, 09 Julho 2020 08:10
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Lavras (CUNI/UFLA) aprovou, em reunião de 30/6, a Resolução nº 36/2020, que altera o Estatuto da UFLA, de forma a contemplar a nova estrutura organizacional, disposta em faculdades, escolas e institutos. A resolução foi publicada nessa quarta-feira (8/7), no Diário Oficial da União.

O Capítulo II do Estatuto fala sobre as unidades acadêmicas, com suas congregações, constituição e atribuições; sobre a direção das unidades e suas coordenarias, bem como sobre departamentos que compõem a divisão administrativa das unidades, seus conselhos departamentais e chefias; e sobre colegiados de Graduação, Pós-Graduação, Extensão e Cultura e de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico. O texto também inclui a constituição das coordenadorias de Gestão Estratégica em cada unidade, as secretarias integradas e prevê os institutos temáticos na estrutura.

A nova estrutura organizacional descentraliza o processo decisório da Instituição tanto no âmbito acadêmico quanto administrativo. A partir desse novo cenário, a gestão dos cursos de graduação e dos programas de pós-graduação, antes ligados às pró-reitorias, passa às faculdades, institutos e escolas. Veja mais sobre a nova estrutura em texto já publicado no Portal UFLA.

O reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, avalia que será possível um novo salto de qualidade com essa nova estrutura organizacional. “Trata-se de um momento histórico para a Instituição, uma vez que o último estatuto foi aprovado há mais de 20 anos, quando a Universidade tinha apenas 7 cursos de graduação e cerca de 15 programas de pós-graduação. O crescimento vertiginoso que a UFLA experimentou nas últimas gestões demandava a substituição da antiga estrutura, que limitava a celeridade e eficiência dos processos”, diz.

O estatuto anterior da UFLA foi aprovado em 1999 pela Resolução CUNI nº 059/1999. Agora, passa a vigorar nos termos da nova Resolução. Clique e tenha acesso à íntegra da publicação.