VÍDEO DISPONÍVEL

Cerimônia on-line marcou apresentação da atual gestão da UFLA (2020-2024)

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 20 Julho 2020 08:11 | Última Atualização: Segunda, 20 Julho 2020 09:27
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante transmissão ao vivo realizada na noite de terça-feira (14/7), ocorreu a cerimônia simbólica de transmissão dos cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), assim como a apresentação dos servidores nomeados para as pró-reitorias, assessorias, diretorias de escolas, faculdades e institutos e demais cargos da gestão 2020-2024.

O vídeo está disponível on-line no canal da UFLA no Youtube, já com a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Até dois dias após a transmissão, mais de 1700 visualizações já haviam sido registradas no link inicial. A solenidade foi realizada de forma totalmente remota, com o apoio técnico da Coordenadoria de Educação a Distância da UFLA (Cead), devido aos cuidados de distanciamento social exigidos pelo período de pandemia de Covid-19.

O reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior falou à comunidade, enfatizando que “os desafios [do momento] são imensos, mas os objetivos são grandiosos”. Ele compartilhou com o público um pouco de seu histórico profissional e acadêmico, seu percurso na UFLA, e sua gratidão pela confiança da comunidade UFLA manifestada quando da consulta interna que o levaram à reitoria, sucedendo tantos outros gestores que engrandeceram a Instituição. Agradeceu familiares, servidores, estudantes e gestores da Universidade. O professor João enfatizou também agradecimentos aos professores Nazareno, Scolforo e Edila, de cujas gestões participou ativamente. Marcou seu compromisso com uma gestão participativa e democrática, visando ao interesse institucional. Enfatizou a valorização da justiça, do bem estar das pessoas, do cuidado com a coisa pública e dos preceitos necessários ao serviço público. Também ressaltou o dever de devolver à sociedade resultados condizentes com os investimentos empregados. Reafirmou a defesa ao ensino, público, gratuito e de qualidade.

“Um gestor nada mais é do que um aplanador de caminhos, pois os atores principais são as pessoas que fazem parte desta Instituição – docentes, técnicos e estudantes”, resumiu. Também falou sobre os novos projetos em curso, como a modernização administrativa que culminou com a aprovação do novo Estatuto da UFLA, os investimentos na área de inovação, a conclusão do Parque Tecnológico, os desafios atuais de implementação do câmpus de São Sebastião do Paraíso e do Hospital Universitário.

Em texto enviado à organização do evento, a ex-vice reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, manifestou sua gratidão a todas as pessoas com quem conviveu durante a gestão e desejou todo sucesso à nova equipe. Deixou sua avaliação da experiência na reitoria: “Às vezes ensinamos, e todos os dias aprendemos”. A vice-reitoria foi assumida pelo professor José Roberto Soares Scolforo, que foi reitor entre 2012 e 2020.  Em seu pronunciamento, ele ressaltou agradecimentos às equipes de trabalho, a autoridades que contribuíram com a gestão, à professora Édila, a sua família e a todos auxiliaram na caminhada da UFLA nos últimos anos. Ele relembrou todas as conquistas obtidas e a expansão vivida pela Universidade. Também falou dos projetos em andamento e do que ainda será feito para que a Instituição continue evoluindo e seja aperfeiçoada. Manifestou também sua solidariedade às famílias vítimas da pandemia de Covid-19, lembrando os desafios que o momento impõe: “Vamos superar, temos a fórmula - com apoio da equipe e comunidade e agentes públicos, venceremos os desafios”, avaliou.

Os participantes e o público que acompanhou a cerimônia expressaram votos de sucesso para a nova gestão e manifestaram seu comprometimento com a UFLA.

Assista ao vídeo e acompanhe a cerimônia: https://youtu.be/4nArGXS0Lbs

Reitor