ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

PNAES completa 10 anos, com resultados que revelam mais igualdade de oportunidades na UFLA

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Sexta, 24 Julho 2020 17:53 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 12:12
Gentileza solicitar descrição da imagem
Universitárias na Moradia Estudantil da UFLA

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) completou 10 anos no dia 19/7. Criado com o objetivo de proporcionar igualdade de oportunidades no ensino superior a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, após a implementação do sistema de cotas de ingresso, o programa tem possibilitado avanços na assistência estudantil da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Valter Carvalho, explica que ações de assistência estudantil sempre existiram na UFLA, mas a consolidação de uma política só foi possível com o PNAES. Atualmente, a Universidade possui ampla atuação na área, com programas de moradia estudantil, assistência médica e odontológica, alimentação, acessibilidade, esporte e lazer, auxílio-creche, acesso digital, entre outros. Mais de 1.300 estudantes têm acesso aos programas de assistência estudantil de forma prioritária.RU

Na UFLA, os recursos do PNAES são aplicados principalmente em três frentes: o Programa Institucional de Bolsas (PIB/UFLA), a Moradia Estudantil e o Restaurante Universitário (RU).

O PIB/UFLA concede bolsas em projetos relacionados a ensino, pesquisa, extensão e assistência estudantil, aliando auxílio financeiro a atividades de formação acadêmica.

A Moradia Estudantil atende cerca de 478 estudantes, contribuindo significativamente com a permanência na Universidade dos estudantes mais vulneráveis de diferentes regiões do País. O RU oferece alimentação a toda a comunidade acadêmica, com subsídio diferenciado para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, fornecendo diariamente, nos meses letivos, uma média de 3.900 refeições.

Desempenho acadêmico

As avaliações anuais da aplicação dos recursos do PNAES na UFLA revelam que o programa tem contribuído para a permanência e o sucesso dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Nas avaliações mais recentes (2017, 2018 e 2019), a taxa de desistência ou desligamento de curso é menor entre estudantes beneficiários do PNAES do que entre os não beneficiários:

Beneficiários

7,68%

6,50%

4,12%

Não beneficiários

9,79%

8,47%

11,08%

A diferença entre o Coeficiente de Rendimento Acadêmico médio de beneficiários e não beneficiários do programa só é significativa em 2019, quando o desempenho dos beneficiários supera o de não beneficiários.

Beneficiários

64,58

64,66

69,34

Não beneficiários

64,99

65,05

64,12

Os resultados do PNAES na UFLA mostram que "o programa tem cumprido seu objetivo, que é proporcionar aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica a oportunidade de se manterem matriculados nos cursos de graduação da Universidade e concluírem a graduação com sucesso, contribuindo com a mudança de sua realidade, de sua família e de toda a sociedade”, conclui o pró-reitor.