Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA 112 anos

Solenidade de abertura das atividades de aniversário da UFLA ocorre na quinta-feira (3/9)

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 31 Agosto 2020 12:32 | Última Atualização: Quinta, 10 Setembro 2020 16:58 | Acessos: 1263
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em 5 de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) comemora 112 anos de existência. Na próxima quinta-feira (3/9), às 19h, o reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, realiza a abertura oficial das atividades comemorativas, em sessão on-line que será transmitida pelo canal da UFLA no Youtube.  O evento conta com a participação do vice-reitor professor José Roberto Soares Scolforo.Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, todos os eventos irão ocorrer de forma virtual.

A programação de aniversário será distribuída em semanas temáticas durante todo o mês de setembro, envolvendo atividades científicas, homenagem e depoimentos de egressos do Jubileu de Prata e Ouro, homenagem e depoimentos de aposentados, e atividades culturais.

Solenidades presenciais realizadas tradicionalmente pela UFLA, como o Jubileu de Prata e Ouro, o Jantar do Ex-Aluno e o Café dos Aposentados, serão realizadas posteriormente, quando houver a indicação de segurança para realização de eventos com grandes aglomerações.

Confira a programação das atividades virtuais em comemoração aos 112 anos da UFLA:

Abertura das atividades – 3/9

19h - Sessão on-line de abertura das atividades de 112 anos. O evento contará com falas dos representantes da UFLA e um culto ecumênico em Ação de Graças pelo aniversário.

 

Semana da Ciência - 6/9 a 12/9

Exposição Virtual Ciência UFLA

A UFLA produz muitas pesquisas e também é fonte de muita ciência! Nessa exposição, cientistas da Universidade compartilham suas produções científicas com toda a comunidade por meio de fotografias nas redes sociais. As fotos publicadas no Instagram, no modo público, com a hashtag #CiênciaUFLA , que apresentem um breve resumo sobre o trabalho, serão divulgadas no página @cienciaUFLA e no site especial do aniversário.

----

Esquenta CIUFLA

O evento que antecede o Congresso de Iniciação Científica da UFLA (CIUFLA) tem como objetivo realizar atividades de aprimoramento científico à comunidade universitária. Este ano, o Esquenta CIUFLA conta com duas oficinas on-line, no canal dos congressos:

8/9 (terça-feira)
14h – Oficina de elaboração de resumos - orientações sobre como elaborar um resumo consistente, claro e de acordo com a estrutura correta.
Profa. Helena Maria Ferreira – DEL/UFLA
Inscrições pelo SIG

9/9 (quarta-feira)
14h – Oficina de elaboração de pitchs - orientações sobre como elaborar um pitch claro, objetivo e criativo para comunicação científica.
Samara Avelar – jornalista da Coord. de Comunicação/ UFLA
Inscrições pelo SIG

----

Pint of Science Lavras

O maior evento de divulgação científica do mundo ganha um novo formato, adaptado ao contexto da pandemia. Pelo terceiro ano consecutivo, a UFLA promove atividades, sob a coordenação do professor José Alberto Casto Nogales Vera do Departamento de Física da UFLA (DFI). As discussões on-line serão transmitidas no canal do projeto “Magia da Física e do Universo” no Youtube.

Confira a programação:

8/9 (terça-feira)
18h30 - A vida em tempos de pandemia
Discussões sobre o trabalho em conjunto e ações articuladas das instituições de ensino superior e sobre os benefícios da tecnologia no contexto da pandemia de Covid-19.

A UFLA cuidando da vida – Profª. Joziana Muniz de Paiva Barçante (UFLA)
Telemedicina - Profª. Maeve Freitas (UFLA)

---

9/9 (quarta-feira)
18h30 - A ciência da felicidade
As evidências científicas no campo da psicologia positiva, que permitem a compreensão do que é e o que não é a felicidade, e o que pode ser feito para nos aproximarmos da vida feliz que buscamos.

Profª. Katia Poles (UFLA)

19h - Educação científica pós-pandemia

A pandemia evidenciou o cenário de distanciamento da ciência por parte significativa da população, marcado pela emergência de notícias falsas e pelo mau uso de conceitos científicos, implicando graves problemas para nossa sociedade. A proposta é promover discussões aprofundadas sobre o que é a Ciência, o que é produzir Ciência e como ensinar Ciência.

Prof. Bruno Andrade Pinto Monteiro (UFRJ/Macaé)
Profª. Marina Battitesti Festozo (UFLA)
Prof. Paulo Ricardo da Silva (UFLA)

---

10/9 (quinta-feira)
17h30 - Contação de histórias científicas para crianças

As experiências com turmas de alunos e a divulgação da astronomia em escolas e visitas ao Planetário da cidade do Rio de Janeiro. O folclore brasileiro utilizado para contação de histórias científicas para crianças e adultos: As aventuras do Saci-pererê no sistema solar.

Histórias de Astronomia na Escola e no Planetário - Astrônomo Naelton Mendes de Araújo (Planetário do Rio de Janeiro)
Saci-pererê no limite de Roche -  Profª. Karen Luz Burgoa Rosso (UFLA)


18h30 - De Einstein em Sobral-CE à gravitação quântica em Lavras-MG

O resgate da observação do eclipse solar na cidade de Sobral-CE em 1919, primeiro teste direto da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein. Discussões sobre o problema da unificação da mecânica quântica com a gravitação, em que lugar no universo isso deve ocorrer e por que esse problema é importante, com apresentação das tentativas mais recentes de experimentar essa teoria.

O Eclipse em Sobral e a Teoria da Relatividade Geral -  Thiago Roberto da Possa Caramês (UFLA)
Unindo o macro e o micro cosmo: astronomia multimensageira e gravitação quântica - Iarley Pereira Lobo (UFLA)

 

Semana dos Egressos - 13/9 a 19/9

Exposição virtual Memórias UFLA

Exposição de um acervo de memórias da ESAL/UFLA, com fotos representativas enviadas pela comunidade universitária e de egressos. Divulgação no site especial do aniversário e nas redes sociais da UFLA.

Embaixadores UFLA - Especial Jubileu Ouro e Prata
Ex-alunos que celebram em 2020 os 50 e 25 anos de formatura relembram momentos marcantes do tempo de graduação, em uma editoria especial divulgada ao longo da semana nas redes sociais da UFLA e na Rádio Universitária.

 

Semana dos Aposentados - 20/9 a 25/9

Amor à UFLA – Especial aniversário
Servidores aposentados no último ano (set/2019 a ago/2020) manifestam o amor pela UFLA em depoimentos divulgados ao longo da semana nas redes sociais da UFLA e na Rádio Universitária.

Exposição Virtual Olhares UFLA
Exposição de fotografias feitas por seguidores da UFLA nas redes sociais identificadas com a hashtag #OlharesUFLA. As fotos revelam cotidianos da UFLA, como paisagens, estruturas físicas, animais e toda a diversidade de cenários que marcam o câmpus e inspiram a comunidade. Divulgação no site especial do aniversário e nas redes sociais da UFLA.

 

Semana Cultural - 25/9 a 3/10

Dia 25/9 (sexta-feira), às 20h.: Live com a banda Lactobacillus, integrada pelos servidores da UFLA Gilbran Scarpone Salen (Praec), José Márcio Faria (DCF), Rony Antonio Ferreira (DZO) e Gabriel Vilas Boas Ferreira. A banda apresenta estilos diferenciados de rock clássico.

Dia 26/9 (sábado), às 20h.:  Live com a Banda Smoking Blues, integrada pelo servidor da UFLA Arthur Resende Ribeiro de Oliveira (Proinfra) e os membros Carlos Lustosa, Ricardo Mello e David Crouse. No repertório, há blues e suas vertentes, incluindo o rock clássico dos anos 60 e 70.

Dia 27/9 (domingo), às 20h.: Live com apresentação do Grupo Teatro Construção, com monólogos.

Dia 1º/10, às 20h. Recital on-line dos músicos da Orquestra de Cordas da UFLA, sob a direção do Maestro Daniel Paes de Barros. Os músicos se apresentarão em gravações realizadas especialmente para a ocasião - ouviremos solos, duetos e trios de compositores de diferentes períodos da história.

Dia 2/10 (sexta-feira), às 20h.: Live com a dupla “Uai sô”, composta pelo discente da UFLA Rafael Mancini Santos (mestrando em Física) e pela cantora Linnikar Glória de Castro, discente da Unilavras. A dupla irá apresentar canções de estilos como Bossa Nova, Samba, Baião e MPB.

Dia 3/10 (sábado), às 20h.: Live com Aline Silva e banda, que conta com o estudante de Agronomia,Leandro como integrante. Eles apresentarão o melhor de diferentes estilos musicais como MPB, Pop rock, Reggae e Blues.

As apresentações ocorrerão mantendo-se todas as medidas de segurança de distanciamento social no local da transmissão, com o menor número possível de envolvidos.

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.