PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO

Realizada abertura das comemorações pelos 112 anos da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 04 Setembro 2020 14:21 | Última Atualização: Sexta, 04 Setembro 2020 15:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) chegou a seus 112 anos em um momento atípico e desafiador: marcado pela pandemia de Covid-19, pelo trabalho e pelo ensino remoto, pelo distanciamento social. Nesse contexto, a tradicional abertura das comemorações foi realizada por transmissão on-line nessa quinta-feira (3/10), pelo canal da Instituição no Youtube.

A transmissão durou pouco mais de 98 minutos e iniciou-se com a exibição de um vídeo comemorativo, que faz alusão ao momento atual. Estudantes e servidores tocam e cantam a música de Milton Nascimento “Nada será como antes”, havendo também dezenas de outras imagens de servidores e estudantes que representam a comunidade UFLA no vídeo, hoje distante fisicamente, mas, ainda assim, unida em torno do compromisso com a Instituição.

Em seguida, o vice-reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, fez seu pronunciamento, manifestando sua gratidão à Instituição. Relembrou os marcos históricos da Escola Agrícola de Lavras, da Escola Superior de Agricultura de Lavras e da UFLA, bem como os atores que foram exemplos de determinação nesse processo histórico. Apesar de considerar que há hoje um cenário desafiador, enfatizou que o enfrentamento a esses desafios tem sido a tônica da Instituição, já que não havia as condições propícias nem no momento de criação da Escola em 1908, nem na federalização em 1963, nem anteriormente às grandes expansões dos períodos mais recentes. Realçou a força, a competência e a atuação conjunta da comunidade UFLA, o que é um diferencial para que se avance cada vez mais.

O reitor, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior, expressou seu orgulho por estar atualmente como reitor de uma instituição centenária e respeitada como a UFLA. Avaliou que o momento é difícil, mas acredita que virão oportunidades e aprendizados importantes neste momento. João Chrysóstomo citou as principais ações da gestão iniciada em maio, entre elas a aprovação do novo Estatuto da UFLA, a nova estrutura organizacional e todas as iniciativas de suporte ao Estudo Remoto Emergencial e às ações acadêmicas e administrativas neste contexto de trabalho de remoto. Reiterou a disposição da equipe em trabalhar muito, continuar avançando, com a expectativa de que em 2021 estejam de volta as aulas presenciais e o convívio de toda a comunidade no câmpus.

Após os pronunciamentos, ocorreu momento de ação de graças, como é tradicional nas celebrações de aniversário da Universidade. Houve a participação dos representantes da Primeira Igreja Batista de Lavras, pastor Erlandi de Souza; da Igreja Presbiteriana do Brasil, pastor Marcelo José Noronha Xavier; da comunidade Espírita,  Jesse Valentim dos Santos; e da comunidade católica, padre Aurelio Pereira.

Assista ao vídeo de abertura pelo canal da UFLA no Youtube

A programação de celebração pelos 112 anos da UFLA ocorrerá durante todo o mês de setembro, incluindo atividades científicas, culturais, ações voltadas para homenagens a aposentados e egressos da Universidade. Acesse as informações da programação.