EDITORA UFLA

Novo Conselho Editorial representa todas as unidades acadêmicas da UFLA

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 22 Setembro 2020 17:26 | Última Atualização: Quarta, 30 Setembro 2020 17:09

O novo Conselho Editorial da Editora UFLA, gestão 2020-2024, já está em atividade. Na primeira reunião, realizada de forma virtual no dia 14, a pró-reitora de Pesquisa, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, destacou a composição do novo conselho, que possui representantes docentes das oito unidades acadêmicas criadas com a recente reestruturação administrativa da Universidade Federal de Lavras (UFLA). "O Conselho Editorial é composto por membros da mais alta competência e profissionais com tempos de casa variados e formações diferenciadas, o que possibilita uma visão multiprofissional e multidisciplinar para atuar de forma mais holística, com uma visão mais global das obras que vão ser produzidas pela Editora UFLA", acrescenta a pró-reitora.

O Conselho Editorial é o órgão normativo, deliberativo e consultivo responsável pela formulação e implementação da política editorial da Universidade. É um conselho técnico, indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, ouvido o diretor da Editora UFLA, e designado pelo reitor. A diretoria executiva da editora também faz parte de sua composição.

O exercício da função de Conselheiro é considerado atividade voluntária, de relevante interesse para a Instituição, sem ônus para a Universidade, podendo ser contabilizado como carga horária na jornada de trabalho. Ao Conselho Editorial compete identificar as áreas de conhecimento em que a bibliografia básica é muito carente e proceder à seleção dos originais de livros, verificando o mérito científico e a oportunidade de sua publicação.

O diretor da Editora UFLA, administrador Flávio Monteiro, ressalta que "a editora é especializada na publicação de livros científicos, técnicos, profissionais, didáticos e culturais; e que apoia o ensino, a pesquisa e a extensão universitária". A editoria também possui uma Livraria, localizada no Centro de Convivência, especializada na venda de livros da Editora UFLA e de outras editoras universitárias e comerciais do Brasil.

Membros do novo Conselho Editorial e sua respectiva vinculação:

Diretoria Executiva: Flávio Monteiro de Oliveira, Patrícia Carvalho de Morais

Escola de Ciências Agrárias: Lucas Rezende Gomide, Antônio Chalfun Júnior

Escola de Engenharia: Flávio Meira Borém, Zuy Maria Magriotis

Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária: Rony Antônio Ferreira, Erick Darlisson Batista

Faculdade de Ciências da Saúde: Giancarla Aparecida Botelho Santos, Camila Souza de Oliveira Guimarães

Faculdade de Ciências Humanas, Educação e Linguagens: Ilza do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral

Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas: Daniela Olímpio de Oliveira, Patrícia Aparecida Ferreira

Instituto de Ciências Exatas: Andreia da Silva Coutinho, Graziane Sales Teodoro

Instituo de Ciências Naturais: Maria das Graças Cardoso, Angélica Souza da Mata