Especial 112 Anos

Uma instituição centenária e uma universidade jovem - 25 anos de UFLA

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Segunda, 28 Setembro 2020 09:42 | Última Atualização: Segunda, 28 Setembro 2020 09:46

Há 25 anos, a tradicional Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), que já havia se tornado referência em Ciências Agrárias no Brasil, transformava-se em Universidade Federal de Lavras (UFLA). Somos, portanto, uma instituição centenária, marcada pela tradição e pelo reconhecimento, e ao mesmo tempo, uma universidade jovem, cheia de energia e ousadia, disposta a reunir toda a experiência do passado e todo vigor dos novos planos para seguir avançando e diversificando suas atividades.

Transformar-se em universidade era uma grande evolução, principalmente no aspecto administrativo, como explica o professor de História da Educação do Departamento de Educação da UFLA, Ângelo Constâncio Rodrigues. “A autonomia na emissão de diplomas era algo fantástico de se conseguir. Antes, a ESAL tinha uma dependência de universidades próximas, demorava muito tempo para emissão. A autonomia para a criação de novos cursos era também um sonho para qualquer gestor.”

A mudança ocorreu em dezembro de 1994. Segundo o ex-diretor da ESAL e ex-reitor da UFLA, professor Silas Costa Pereira, o processo foi resultado de uma intensa articulação que envolveu também a Escola Paulista de Medicina – que tornou-se Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - junto ao Congresso Nacional. A nova sigla da Instituição nasceu inspirada na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), como sugestão do próprio Ministro da Educação à época.

Um pouco dessa história é contada no Especial “Memórias UFLA”, gravado para as comemorações do aniversário de 111 anos:

Lançamento de livro marcou a data

Em celebração aos 25 de transformação da ESAL em UFLA, a Editora UFLA lançou o livro “UFLA – 25 anos de Universidade, trajetória centenária”. O impresso é a segunda edição, revista e ampliada, do que foi lançado nas comemorações do centenário institucional, em 2008, com o título “UFLA 100 anos: Transformando sonhos em realidade”. A publicação reconta a história da Instituição a partir de seus cursos e de milhares de estudantes e servidores que, com sua dedicação, ajudaram a construir, dia a dia, esse percurso centenário.

A elaboração da obra contou com a participação de muitos colaboradores institucionais. Da reitoria, passando pelas pró-reitorias, coordenadoria de comunicação, coordenações de curso e muitos outros setores institucionais, foram incontáveis as contribuições que tornaram possível sua concretização.

Neste período de distanciamento social, as encomendas do livro podem ser realizadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O preço é R$ 65.