Ir direto para menu de acessibilidade.
Capacitação 4.0

Programa do MEC pretende capacitar 10 mil estudantes para o setor produtivo

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Sexta, 09 Outubro 2020 11:44 | Última Atualização: Segunda, 02 Agosto 2021 10:33

O Programa Capacitação 4.0, do Ministério da Educação (MEC), lançado nessa quinta-feira (8/10), proporcionará a estudantes da Rede Federal e de Universidades Federais uma formação em que, como trainees, resolverão problemas reais do setor produtivo com o auxílio de professores selecionados. O programa é o resultado de uma parceria do MEC com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é um dos polos da Embrapii. Na ocasião, o secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas-Boas de Souza, destacou as áreas de Geotecnologia e Agronegócio da UFLA em benefício do novo Programa, no qual os estudantes trabalharão diretamente em projetos de inovação para desenvolver soluções que atenderão às empresas. Para participar da Capacitação 4.0, os estudantes passarão por um processo seletivo. Os selecionados terão direito a uma bolsa para custear a sua permanência e atuação.

O objetivo é promover inovação ao País, com estimativa de capacitar aproximadamente 10 mil estudantes, em cinco anos. “Cada vez mais, o Ministério da Educação tem se mobilizado para buscar e oferecer respostas a essa nova realidade social, abranger uma nova perspectiva de educação, a educação para o mundo 4.0”, destacou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O objetivo é que os estudantes adquiram conhecimentos que eles teriam somente depois de serem contratados. Dessa forma, eles desenvolverão a capacidade de negociar, trabalhar em equipes multiníveis e multidisciplinares, além de aprenderem na prática a respeito de flexibilidade, comunicação, criatividade, planejamento, solução de conflitos, gestão, empreendedorismo, entre outras habilidades. 

“Trata-se de uma proposta inovadora como política pública educacional, com potencial de apontar caminhos pioneiros na abordagem necessária para oferecer formação aos estudantes em um mundo em constante transformação”, comentou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau.  

A nova aprendizagem será avaliada a partir de uma metodologia desenvolvida pelo Senai, instituição pioneira no diagnóstico e na avaliação de competências socioemocionais.  Para isso, os professores que atuarão como mentores dos estudantes serão capacitados nessa metodologia. 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.