calouros

Mais de novecentos estudantes acompanharam ao vivo recepção de calouros

Escrito por Pollyana Reis Dias | Publicado: Terça, 20 Outubro 2020 15:38 | Última Atualização: Terça, 20 Outubro 2020 16:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Por tradição, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe os calouros ingressantes nos cursos de graduação em encontro de boas-vindas. Seguindo as medidas de segurança para evitar a disseminação da pandemia de Covid-19, 946 estudantes aprovados para iniciar o semestre letivo 2020/2 acompanharam ao vivo a recepção por vídeo. O encontro on-line ocorreu na noite da última segunda-feira (19/10). Na ocasião, o reitor, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, saudou os calouros, juntamente com o pró-reitor de graduação, professor Ronei Ximenes; o presidente do Conselho de Repúblicas, Victor Bachmann; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Matheus Fortes.

O reitor destacou que as instituições de ensino desempenham importante tarefa no avanço científico e na contribuição para o bem-estar da sociedade.  “Cada contribuinte brasileiro se esforça trabalhando e pagando impostos para proporcionar a vocês a oportunidade de cursar ensino superior público, gratuito e de qualidade. Sejam defensores da ciência e também das universidades públicas, que são patrimônios do povo brasileiro”, ressaltou.

O professor Ronei reforçou que a diversidade de pensamento, o confronto de ideia e a busca pelo novo são fundamentais na universidade, assim como a formação ética do profissional.  Ele ainda apresentou o painel desenvolvido na Prograd que mostra o local de residência dos graduandos da UFLA e sua dispersão pelo Brasil e outros  países. "Quase 60% dos nossos estudantes vêm de escola pública, a metade é de cidades pequenas e muitas vezes representam o sonho de toda uma família. São os primeiros a buscaram o ensino superior naquela família. Então, o nosso compromisso público é com a educação de qualidade, é com o futuro e o sonho, é com a meta de aplicar bem os recursos públicos que são colocados aqui”, disse.

Outra pauta levantada foi a união dos estudantes, sobretudo, moradores de repúblicas e a comunidade de Lavras. “Buscamos retribuir a população local, porque desde o momento que a gente se muda pra Lavras, fazemos parte dessa cidade que nos acolhe. Mobilizamos campanhas de arrecadação para famílias carentes. República é aprendizado, é crescimento, desenvolvimento, é amizade, é família, não é só festa”, relatou.

Já o presidente do Diretório Central dos Estudantes relembrou a importância do centro acadêmico e das iniciativas estudantis, como núcleos de estudos, atléticas, coletivos e representantes de moradias. “É uma forma de vocês conhecerem a diversidade das atividades e oportunidades de vivências que existem na universidade”, apontou.

Durante a cerimônia, foram também exibidos vídeos de apresentação da Universidade aos calouros, como o vídeo Institucional, o vídeo sobre o Blog do Calouro e o vídeo que aborda a diversidade de origem dos estudantes de graduação.

Reportagem: Pollyanna Dias e Caroline Batista - Jornalistas, bolsista Comunicação/UFLA