ROTINA DE TRABALHO

Portaria publicada nesta sexta (23) dispõe sobre o retorno de atividades administrativas presenciais na UFLA

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 23 Outubro 2020 17:11 | Última Atualização: Sexta, 26 Março 2021 17:56
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Direção Executiva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) publicou nesta sexta-feira (23/10) a Portaria 1.398/2020, que dispõe sobre o início do retorno às atividades técnicas e administrativas presenciais pelos servidores da Instituição, o que deverá ocorrer a partir de 9/11. A decisão foi tomada considerando que o município de Lavras encontra-se na onda verde do Programa Minas Consciente, atendendo a uma série de quesitos que proporcionam segurança epidemiológica para um retorno monitorado, que siga todos os protocolos de segurança. O Programa leva em conta indicadores como a taxa de incidência de Covid-19, a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto, leitos existentes por 100 mil habitantes e positividade atual dos exames moleculares realizados.

De acordo com a Portaria, e com o Protocolo de Biossegurança publicado em anexo a ela, alguns grupos de servidores deverão permanecer integralmente em trabalho remoto, como os considerados em grupo de risco e os que apresentem sintomas ou coabitem com pessoas sintomáticas do novo Coronavírus (Sars-Cov-2/Covid-19).  Também podem permanecer em atividades remotas os servidores que possuam filhos em idade escolar até doze anos e que  necessitem da assistência de um adulto durante a interrupção de aulas presenciais na rede básica de ensino, e os responsáveis pelo cuidado de pessoas dos grupos de risco. As chefias das unidades e subunidades serão responsáveis por organizar as atividades das equipes, podendo haver opção pela permuta de servidores nos setores, para garantir a segurança no ambiente de trabalho e a continuidade das atividades necessárias ao bom andamento da Instituição.

A redução da taxa de mortalidade na cidade e os boletins epidemiológicos indicando que o sistema de saúde do município encontra-se equilibrado (com menos de 50% dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 ocupados) são indicativos de que a doença tem se apresentado de forma menos grave, e isso torna o panorama favorável ao início do processo de retorno. O Comitê Especial de Emergência da Universidade Federal de Lavras (CEE-Covid-19-UFLA) continuará o monitoramento permanente do cenário epidemiológico para orientar caso haja necessidade de alterações nos procedimentos de trabalho presencial.

A Portaria também define que os serviços prestados ao público continuarão ocorrendo priorizando-se o atendimento virtual, por meio das Tecnologias de Comunicação e Informação. O Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Administrativas Presenciais foi estabelecido e está anexo à Portaria, para que todas as medidas de prevenção sejam tomadas durante a rotina de trabalho e no acesso ao câmpus. Ele trata de medidas individuais e coletivas de proteção no ambiente de trabalho, destacando que as chefias são responsáveis por monitorar a existência de condições adequadas, como limpeza do ambiente, distanciamento físico entre servidores, equipes escalonadas caso necessário para garantir o distanciamento social, entre outras.

“O movimento de um fluxo administrativo e técnico de pessoas no câmpus foi considerado seguro neste momento. O retorno de milhares de estudantes, vindos de diferentes partes do País, ainda não é possível, pois o impacto seria diferente. Por isso o Estudo Remoto Emergencial (ERE) precisa permanecer por mais tempo. Mas o retorno monitorado de um fluxo menor de pessoas às atividades presenciais nos ajuda a preparar a Universidade para uma próxima etapa, com atividades internas e de manutenção, para que seja possível acolhermos aos poucos novos públicos, reabrir o câmpus para atividades de lazer, etc.”, explica o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

Consulte a íntegra da Portaria 1.398, de 23 de outubro de 2020, para ter acesso a todas as informações.

No caso de dúvidas ou sugestões sobre o Protocolo de Biossegurança, é possível entrar em contato com o Comitê pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para questões sobre administrativas e de pessoal, o contato é a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..