PIB UFLA

Inscrições abertas para o Programa Institucional de Bolsas da UFLA (PIB UFLA)

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Terça, 03 Novembro 2020 13:00 | Última Atualização: Quinta, 05 Novembro 2020 14:19
Gentileza solicitar descrição da imagem

Foram publicados os editais do Programa Institucional de Bolsas da Universidade Federal de Lavras (PIB/UFLA) do segundo semestre letivo de 2020, referentes a ensino, pesquisa, extensão/cultura e assistência estudantil. É necessário atenção aos prazos de inscrição e às especificidades dos editais, que variam de acordo com o programa.

Confira:

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Programa Bolsa-Calouro (Pró-Calouro): concede bolsa a estudantes de graduação presencial, ingressantes pela primeira vez na UFLA no segundo semestre letivo de 2019, e classificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com a avaliação realizada pela assistência social da Praec.
Inscrições: 28/10 a 7/12

Programa de Ações Comunitárias (PAC): tem o objetivo de institucionalizar ações visando à difusão das iniciativas acadêmicas que tenham como eixo central as ações comunitárias.
Inscrições: 28/10 a 11/11

Programa de Monitoria Esportiva (MESP): visa a institucionalizar ações de esportes e lazer para a difusão de iniciativas acadêmicas que tenham como eixo central o esporte e lazer.
Inscrições: 28/10 a 11/11

Programa Atleta de Alto Rendimento (PROAR): provê auxílio financeiro a estudantes/atletas de graduação presencial da UFLA, provenientes ou não, quando não estudantes da UFLA, dos projetos de esporte de alto rendimento cadastrados no Programa.
Inscrições: 28/10 a 11/11

Programa de Apoio a Discentes com Necessidades Educacionais Especiais (PADNEE): visa a institucionalizar ações de acessibilidade e inclusão de discentes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
Inscrições: 28/10 a 11/11

Programa de Aprendizado Técnico (PROAT): objetiva despertar vocações para o desenvolvimento técnico e tecnológico entre os estudantes de graduação da universidade; estimular os estudantes a desenvolverem atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e aos processos de inovação; contribuir para a melhoria da qualidade da formação dos estudantes de graduação e contribuir com o desenvolvimento institucional por meio das atividades desenvolvidas.
Inscrições: 28/10 a 11/11

Mais informações no site da Praec.

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec)

Programa Institucional de Bolsas de Extensão e Cultura (PIBEC): visa a institucionalizar ações para a difusão das iniciativas acadêmicas que tenham como eixo central a extensão universitária.
Inscrições: 28/10 a 11/1

Mais informações no site da Proec.

Pró-Reitoria de Graduação (PRG)

Programa de Apoio à Produção de Material Didático (PROMAD): destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos estudantes da UFLA, dando oportunidade para estudantes que possuem perfil e interesse em atuar no desenvolvimento de material didático-pedagógico para atender às demandas do ensino de graduação da Universidade.
Inscrições: 29/10 a 11/11

Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI): destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos estudantes da UFLA, tendo como princípio norteador a participação de estudantes em projetos que promovam a superação de dificuldades acadêmicas e o desenvolvimento de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão de excelência, capazes de proporcionar formação de qualidade nos cursos de graduação.
Inscrições: 29/10 a 11/11

Programa Institucional de Bolsas para as Licenciaturas (PIBLIC): destina-se a promover constante melhoria na formação acadêmica dos discentes da UFLA, tendo como princípio norteador a participação em projetos que promovam a superação de dificuldades e/ou o desenvolvimento de atividades acadêmicas de excelência capazes de proporcionar o aprimoramento da formação nos cursos de graduação.
Inscrições: 29/10 a 11/11

Mais informações no site da Prograd

Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP)

Programa Institucional de Bolsa Institucional de Pesquisa (PIBIC): concede bolsas de iniciação científica a estudantes de graduação do ensino superior, proporcionando-lhes o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa.
Inscrições: 26/10 a 11/11

Mais informações no site da PRP.