PARTICIPAÇÃO COLETIVA

Proposta do PDI 2021-2025 está aberta à consulta pública

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Segunda, 09 Novembro 2020 10:32 | Última Atualização: Quinta, 12 Novembro 2020 14:49
Gentileza solicitar descrição da imagem

Começa, nesta segunda-feira (9/11), o período de consulta pública à proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A elaboração do plano é estabelecida por lei, com o objetivo de profissionalizar a gestão das universidades, assegurando que as ações sejam planejadas com a participação coletiva e executadas em um período de cinco anos.

O PDI é um instrumento de planejamento estratégico que serve de subsídio para avaliar a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta no contexto legal explícito no Plano Nacional de Educação, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, o cumprimento dos compromissos e responsabilidade sociais da Universidade.

“O PDI aponta para um rumo construído de forma compartilhada. Ele procura compilar os anseios da comunidade acadêmica e da comunidade externa, evitando que o destino da instituição fique à mercê apenas dos gestores. O documento também fornece um norte para os gestores, direcionando a busca de recursos”, afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysóstomo de Resende Júnior.

As contribuições à proposta do PDI 2021-2015 podem ser realizadas até dia 22/11. Devido às medidas de distanciamento social, a consulta pública será totalmente on-line. Há duas formas de participação:

• Plataforma + Brasil: na plataforma, serão recebidas as contribuições ao texto completo redigido para o PDI 2021-2025.
  • Mapa Estratégico: os objetivos estratégicos, metas, indicadores, e estratégias da proposta também podem receber contribuições. Por meio de formulário específico, podem ser propostas a alteração, a inclusão ou a exclusão de objetivo estratégico, meta, indicador ou estratégia

PDI 2021-2025

A elaboração do PDI abarca o planejamento tanto das atividades finalísticas da Universidade – ensino, pesquisa e extensão – quanto das atividades meio. Trata-se de um processo complexo, que envolve diferentes etapas e atividades.

Com o objetivo de tornar esse processo mais dinâmico, foi instituída uma comissão para a elaboração da proposta do PDI 2021-2025, inicialmente composta por 19 membros. No decorrer dos trabalhos, a comissão agregou novos servidores, chegando a uma equipe de 49 colaboradores.

O processo de elaboração da proposta envolveu o estudo de um conjunto de legislações, bem como o uso de ferramentas de planejamento.  “Na elaboração dessa proposta, as ferramentas de planejamento foram utilizadas de forma bem intensa. Também incluímos a gestão de riscos dos objetivos que irão compor o documento”, ressalta o presidente da comissão, Adriano Higino Freire.

Com base nas ferramentas de planejamento, a comissão realizou a análise dos cenários atual e futuro, bem como de suas consequências para a Instituição. Em seguida, foram identificadas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da UFLA. As análises serviram de base para a elaboração dos objetivos estratégicos, metas, indicadores e estratégias que compõem a proposta do PDI 2021-2025.

“Agora, é o momento de essa proposta ser submetida à consulta pública, para a comunidade acadêmica e a sociedade fazerem suas análises, críticas e contribuições, para construirmos, em conjunto, um excelente PDI”, enfatiza o pró-reitor de Planejamento e Gestão, Márcio Ladeira

Uma novidade em relação aos anos anteriores, que surge com o PDI 2021-2025, é o Plano de Desenvolvimento de Unidade (PDU). A reestruturação administrativa da UFLA, com a implantação de faculdades, escolas e institutos, cria a necessidade também desses instrumentos de planejamento e gestão, que devem alinhar os objetivos das novas unidades com as diretrizes institucionais mais amplas do PDI.

Assista ao vídeo: