AGENDA

LabCovid e obras do Hospital Universitário da UFLA receberam visita do Secretário Estadual de Saúde de Minas

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sábado, 07 Novembro 2020 08:00 | Última Atualização: Sexta, 26 Março 2021 17:56
Gentileza solicitar descrição da imagem
O reitor, professor João Chrysostomo, o vice-reitor, professor José Scolforo, e outros representantes da UFLA receberam o Secretário Estadual de Saúde nas obras do Hospital Universitário e no LabCovi nessa sexta (6/11)

O Secretário Estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA) nessa sexta-feira (6/11). Ele visitou as obras do Hospital Universitário, no bairro Jardim Glória, em Lavras, e o LabCovid, no câmpus da Universidade.

Acompanhado de uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) e da Superintendência Regional de Saúde de Varginha, foi recebido pela direção executiva da UFLA e passou pelas instalações do futuro Hospital, que terá 101 leitos, sendo 10 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O empreendimento possui três pavimentos, em uma área de 6.762m2 , além de mais mil metros quadrados com 23 consultórios consultórios. Ofertará atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além do benefício de atendimento direto à população, o Hospital Universitário terá papel a cumprir nas atividades acadêmicas dos cursos da UFLA ligados à área de saúde, como Medicina, Nutrição e Educação Física.

Já o LabCovid é o laboratório estruturado na UFLA para a realização de testes moleculares para diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. O espaço foi inaugurado em outubro. O laboratório recebeu, nessa sexta (6/11), o último painel de amostras do processo para credenciamento à Rede de Apoio Técnico Laboratorial Covid-19, coordenada pela Fundação Ezequiel Dias. Após essa última fase, será possível o início da contribuição da UFLA com os testes feitos no Estado para enfrentamento à Covid-19.

De acordo com o secretário de Estado, a equipe da SES/MG está circulando por Minas para observar de perto o panorama da saúde nas regiões. “A saúde é uma área com muitas obras em andamento, e sempre com muitas necessidades a serem atendidas. Nosso intuito é observar as oportunidades de melhoria nas regiões, para definirmos as ações e as prioridades”, explicou. Após conhecer o projeto do Hospital da UFLA e o Laboratório, que também poderá atender a demandas do Estado relacionadas a outras doenças além da Covid-19, realçou que a UFLA é uma universidade de excelência. “Tudo que for feito pela Instituição, será bem feito”.

Segundo o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, a Universidade atua sempre para cumprir sua missão de servir à sociedade em diferentes frentes, e os resultados têm sido muito bons porque há a integração de esforços entre diversas instâncias para a boa aplicação dos recursos públicos. "A proximidade com o poder público estadual é essencial para que a UFLA avance em vários projetos e para que colabore ainda mais com o interesse público regional".