CONHECIMENTO EM CIRCULAÇÃO

Congressos da UFLA começam na quarta (2/12) e discutem o enfrentamento a pandemias – acompanhe

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 25 Novembro 2020 16:35 | Última Atualização: Segunda, 30 Novembro 2020 13:24 | Acessos: 1110

Mais de 1800 trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos na UFLA, com diferentes temáticas, serão apresentados durante o evento

Na quarta-feira (2/12), será realizada a abertura dos Congressos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com o tema "A ciência e o enfretamento a pandemias", o evento terá 35 palestras, a maior parte ligada ao tema, e será uma oportunidade para que a comunidade científica reflita sobre uma resposta coordenada, multidisciplinar e holística de combate a pandemias, especialmente no contexto da Covid-19.

A palestra de abertura será às 10h do dia 2/12, com o professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) Mauro Teixeira. Ele abordará a temática "Covid-19 e outras doenças infeciosas: da bancada ao paciente".

Já a palestra de encerramento ocorrerá em 3/12, às 14h, com o tema "O desafio de viver feliz nos tempos de pandemia", tendo como prelecionista a professora da Faculdade Ciências da Saúde da UFLA Kátia Poles.

No decorrer dos dias 2 e 3/12 serão realizadas palestras específicas de cada escola, faculdade ou instituto da UFLA (veja a programação completa). A apresentação dos mais de 1800 trabalhos acadêmicos aprovados, sobre diferentes temáticas, ocorrerá por meio de sessão virtual, com disponibilização de vídeos curtos (piches) gravados pelos autores dos artigos e enviados aos Congressos.

A transmissão das atividades será feita pelo Canal dos Congressos no Youtube.

Os Congressos da UFLA incluem o XXXIII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o XXIX Congresso da Pós-Graduação e o XV Congresso de Extensão (Conex). A divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação da Instituição na iniciação científica é o principal objetivo do Ciufla. Já o Conex tem o propósito de divulgar os resultados dos projetos de extensão, do ensino e da pesquisa de diversas áreas do conhecimento e promover a interação e a troca de experiências entre Instituição e sociedade. Por sua vez, o Congresso da Pós-Graduação tem como objetivo divulgar os resultados de projetos de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes no âmbito da pós-graduação, promovendo a disseminação do conhecimento científico de diversas áreas.

Neste ano, o Ciufla recebeu 1007 submissões, e foram 973 resumos aprovados. Já o Conex registrou 283 resumos submetidos e 260 aprovados. Na Pós-Graduação, foram 641 trabalhos submetidos e 623 aprovados.

A organização das atividades é feita de forma compartilhada entre as pró-reitorias de Pesquisa (PRP, de Pós-Graduação (PRPG) e de Extensão e Cultura (Proec).

Links úteis

Página dos Congressos

Canal dos Congressos, em que serão feitas as transmissões

Programação das palestras das unidades acadêmicas

Sessão virtual do Ciufla

Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.