Ir direto para menu de acessibilidade.
CONHECIMENTO EM CIRCULAÇÃO

Congressos da UFLA começam na quarta (2/12) e discutem o enfrentamento a pandemias – acompanhe

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quarta, 25 Novembro 2020 16:35 | Última Atualização: Segunda, 30 Novembro 2020 13:24 | Acessos: 1110
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de 1800 trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos na UFLA, com diferentes temáticas, serão apresentados durante o evento

Na quarta-feira (2/12), será realizada a abertura dos Congressos da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com o tema "A ciência e o enfretamento a pandemias", o evento terá 35 palestras, a maior parte ligada ao tema, e será uma oportunidade para que a comunidade científica reflita sobre uma resposta coordenada, multidisciplinar e holística de combate a pandemias, especialmente no contexto da Covid-19.

A palestra de abertura será às 10h do dia 2/12, com o professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) Mauro Teixeira. Ele abordará a temática "Covid-19 e outras doenças infeciosas: da bancada ao paciente".

Já a palestra de encerramento ocorrerá em 3/12, às 14h, com o tema "O desafio de viver feliz nos tempos de pandemia", tendo como prelecionista a professora da Faculdade Ciências da Saúde da UFLA Kátia Poles.

No decorrer dos dias 2 e 3/12 serão realizadas palestras específicas de cada escola, faculdade ou instituto da UFLA (veja a programação completa). A apresentação dos mais de 1800 trabalhos acadêmicos aprovados, sobre diferentes temáticas, ocorrerá por meio de sessão virtual, com disponibilização de vídeos curtos (piches) gravados pelos autores dos artigos e enviados aos Congressos.

A transmissão das atividades será feita pelo Canal dos Congressos no Youtube.

Os Congressos da UFLA incluem o XXXIII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o XXIX Congresso da Pós-Graduação e o XV Congresso de Extensão (Conex). A divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação da Instituição na iniciação científica é o principal objetivo do Ciufla. Já o Conex tem o propósito de divulgar os resultados dos projetos de extensão, do ensino e da pesquisa de diversas áreas do conhecimento e promover a interação e a troca de experiências entre Instituição e sociedade. Por sua vez, o Congresso da Pós-Graduação tem como objetivo divulgar os resultados de projetos de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes no âmbito da pós-graduação, promovendo a disseminação do conhecimento científico de diversas áreas.

Neste ano, o Ciufla recebeu 1007 submissões, e foram 973 resumos aprovados. Já o Conex registrou 283 resumos submetidos e 260 aprovados. Na Pós-Graduação, foram 641 trabalhos submetidos e 623 aprovados.

A organização das atividades é feita de forma compartilhada entre as pró-reitorias de Pesquisa (PRP, de Pós-Graduação (PRPG) e de Extensão e Cultura (Proec).

Links úteis

Página dos Congressos

Canal dos Congressos, em que serão feitas as transmissões

Programação das palestras das unidades acadêmicas

Sessão virtual do Ciufla 

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.