NOVOS NOTEBOOKS

UFLA amplia apoio ao ERE com o empréstimo de computadores a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 01 Dezembro 2020 15:07 | Última Atualização: Sexta, 30 Julho 2021 13:50
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Biblioteca da Universidade Federal de Lavras (UFLA) está finalizando a entrega de notebooks, recém-adquiridos pela Instituição, a estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica contemplados pelo Programa de Empréstimo de Computadores (PEC). O empréstimo busca auxiliar os estudantes para que desenvolvam as atividades acadêmicas durante o período em que perdurar o Ensino Remoto Emergencial (ERE), instituído no contexto da pandemia de Covid-19.

Para os estudantes que não residem em Lavras, o envio é feito pelos Correios. Já para quem é de Lavras, a retirada é feita na Biblioteca Universitária, mediante agendamento. Terão acesso ao benefício todos os estudantes inscritos pelo Edital nº 25 e que atendem aos critérios definidos no Programa. O edital publicado pelas pró-reitorias de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e de Graduação (Prograd) especificou ser necessário estar com matrícula ativa nos cursos de graduação presencial da UFLA durante o ERE, estar classificado pela Praec em situação de vulnerabilidade socioeconômica, não ter pendências com a Biblioteca Universitária e  estar em dia com as prestações de contas dos auxílios já concedidos pela Praec. Ao todo, foram 76 estudantes contemplados a partir do edital.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag), a partir de recursos de um Termo de Execução Descentralizada (TED) obtido com o Ministério da Educação (MEC), foi possível o investimento de 750 mil reais na aquisição de 392 notebooks para o serviço de empréstimo da Biblioteca, possibilitando também a instituição do PEC - uma das ações da UFLA voltadas para reduzir as dificuldades enfrentadas pelos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o período de estudo remoto.

Desde o início do ERE, a Instituição oferece suporte a esses estudantes para acesso à Internet. Em julho houve também a publicação de edital do Programa Emergencial Integrado (PEI), com as modalidades bolsa-moradia emergencial e bolsa-alimentação (I e II).  Em novembro, iniciou a distribuição de chips do programa “Alunos Conectados”, lançado pelo Ministério da Educação (MEC).

Antes do início do ERE, a Universidade disponibilizou outros auxílios para dar aos estudantes apoio para lidar com a rápida mudança de cenário imposta pela pandemia. Para que 77 estudantes da Moradia Estudantil pudessem retornar para suas casas, foi concedido auxílio-transporte. Para os que necessitaram ficar em Lavras, a ajuda foi com auxílio-moradia. Houve também distribuição de 400 auxílios cesta-alimentação a estudantes de alta vulnerabilidade socioeconômica de Lavras, até agosto, quando foi implementado o PEI.

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior, explica que todos esses esforços são necessários neste momento. “As atividades remotas impostas pela pandemia são desafiadoras para os profissionais e estudantes em geral, mas tornam-se ainda mais difíceis para aqueles estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A Universidade busca, então, meios para colabarar, oferecendo um suporte para reduzir as dificuldades no desenvolvimento das tarefas acadêmicas”.

A ação recente de aquisição dos notebooks reforça o apoio ao ERE, além de fortalecer o serviço de empréstimo de notebooks ofertado pela Biblioteca Universitária durante o ensino presencial.