Ir direto para menu de acessibilidade.
Congresso

Abertura dos Congressos da UFLA ocorreu na manhã desta quarta-feira (2/12)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Quarta, 02 Dezembro 2020 14:49 | Última Atualização: Quarta, 02 Dezembro 2020 18:28

Mais de 1800 trabalhos científicos e de extensão desenvolvidos na Instituição serão apresentados durante o evento, que se encerra na quinta-feira (3/12).

Gentileza solicitar descrição da imagem

Na manhã desta quarta-feira (2/12), tiveram início os Congressos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o tema “A Ciência e o enfrentamento a pandemias”. A abertura do evento contou com a presença de autoridades da Instituição, membros da comunidade acadêmica e convidados. 

O reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Junior, saudou os congressistas e convidados presentes na transmissão on-line. Falou sobre os desafios advindos da pandemia da Covid-19 e parabenizou à comunidade acadêmica envolvida na realização dos Congressos. “A pandemia nos fez repensar de que maneira podemos chegar à sociedade sem estar, necessariamente, em um encontro presencial. Há prós e contras no relacionamento atual das pessoas por meio das redes sociais, mas é uma tendência do mundo e que veio para ficar”, ressalta o reitor. 

A coordenadora de Programas de Iniciação Científica, professora Elaine Maria Seles Dorneles, realizou a abertura do evento e mediou a palestra. A pró-reitora de Pesquisa, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante; a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Adelir Aparecida Saczk e o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Jackson Antonio Barbosa, também fizeram uso da palavra e saudaram aos presentes na transmissão on-line e deram boas-vindas aos congressistas. 

Palestra de abertura com o professor Mauro Teixeira (ICB/UFMG)

A palestra de abertura foi ministrada pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) Mauro Teixeira. Ele abordou a temática “Covid-19 e outras doenças infecciosas: da bancada ao paciente". A palestra trouxe pontos de pesquisas realizadas por eles nos últimos anos, com o objetivo de propor uma discussão sobre como tentar desenvolver terapias que modificam a vida das pessoas no Brasil, principalmente no contexto atual de pandemia.   

Assita ao vídeo de abertura.

Congressos da UFLA

No decorrer dos dias 2 e 3/12 serão realizadas mais de 30 palestras específicas de cada escola, faculdade ou instituto da UFLA (veja a programação completa). A apresentação dos mais de 1800 trabalhos acadêmicos aprovados, sobre diferentes temáticas, ocorre por meio de sessão virtual, com disponibilização de vídeos curtos (piches) gravados pelos autores dos artigos e enviados aos Congressos.

A transmissão das atividades será feita pelo Canal dos Congressos no Youtube.

Os Congressos da UFLA incluem o XXXIII Congresso de Iniciação Científica (Ciufla), o XXIX Congresso da Pós-Graduação e o XV Congresso de Extensão (Conex). A divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de graduação da Instituição na iniciação científica é o principal objetivo do Ciufla. Já o Conex tem o propósito de divulgar os resultados dos projetos de extensão, do ensino e da pesquisa de diversas áreas do conhecimento e promover a interação e a troca de experiências entre Instituição e sociedade. Por sua vez, o Congresso da Pós-Graduação tem como objetivo divulgar os resultados de projetos de pesquisas desenvolvidas pelos estudantes no âmbito da pós-graduação, promovendo a disseminação do conhecimento científico de diversas áreas.

Neste ano, o Ciufla recebeu 1007 submissões, e foram 973 resumos aprovados. Já o Conex registrou 283 resumos submetidos e 260 aprovados. Na Pós-Graduação, foram 641 trabalhos submetidos e 623 aprovados.

A organização das atividades é feita de forma compartilhada entre as pró-reitorias de Pesquisa (PRP, de Pós-Graduação (PRPG) e de Extensão e Cultura (Proec), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

Links úteis:

Página dos Congressos

Canal dos Congressos, em que serão feitas as transmissões

Programação das palestras das unidades acadêmicas

Sessão virtual do Ciufla 

Texto: Greicielle Santos - Licenciada em Letras / bolsista, Comunicação (UFLA)





 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção