PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL

Após consulta pública, proposta do PDI 2021-2025 da UFLA foi concluída para encaminhamento ao CUNI

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 07 Dezembro 2020 13:46 | Última Atualização: Quarta, 09 Dezembro 2020 14:08
Gentileza solicitar descrição da imagem

O processo de construção de Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal de Lavras (PDI/UFLA) para o quinquênio 2021-2025 teve mais uma etapa concluída. A Comissão nomeada para a condução dos trabalhos terminou a análise das sugestões apresentadas pela comunidade durante a consulta pública e, depois de feitas as adaptações finais, o documento agora será apreciado pelo Conselho Universitário (CUNI).

Do dia 9/11 a 24/11, a proposta de PDI construída pela Comissão foi disponibilizada na Plataforma +Brasil, para que a comunidade pudesse opinar. Foram 33 contribuições válidas recebidas no período. Oito delas referem-se a propostas que devem ser desenvolvidas no âmbito das unidades da UFLA, por estarem no nível de planejamento gerencial. Foram, então, encaminhadas para que essas unidades avaliem sua inclusão nos Planos de Desenvolvimento das Unidades (PDUs), que deverão estar alinhados ao PDI. Outras 14 sugestões foram incorporadas ao documento final. Dessa forma, 42% das propostas foram imediatamente contempladas, e 24% consideradas de nível gerencial serão agora analisadas em pró-reitorias e unidades acadêmicas.

Houve também contribuições para o Mapa Estratégico. Foram 54 proposições válidas, tendo sido 29 (54%) encaminhadas para o âmbito de análise dos PDUs e 15 (28%) incorporadas ao Mapa Estratégico final. Outras sete contribuições (13%) foram parcialmente aprovadas.Os autores das sugestões que não foram contempladas tanto no Mapa Estratégico quanto no documento geral do PDI receberam retorno por e-mail e pela Plataforma +Brasil, esclarecendo a impossibilidade de inclusão.

O presidente da Comissão, Adriano Higino Freire, explica que o PDI é o principal instrumento de planejamento estratégico da UFLA e abarca conteúdos gerais que norteiam a gestão. "Seu escopo de objetivos, metas, indicadores e estratégias, de acordo com as boas práticas de governança e de gestão, está circunscrito a esse nível de planejamento. Por isso, uma parte das sugestões foi encaminhada para os planos gerenciais e operacionais, que serão desenvolvidos por cada unidade da UFLA, em consonância com o PDI. A consulta ocorreu em um formato inédito, totalmente on-line em função da pandemia e da necessidade de distanciamento social, e a participação da comunidade foi boa, com proposições que enriqueceram o PDI e o Mapa Estratégico", avalia.

Sobre a elaboração do PDI 2021-2025

A elaboração do plano é estabelecida por lei, com o objetivo de profissionalizar a gestão das universidades, assegurando que as ações sejam planejadas com a participação coletiva e executadas em um período de cinco anos.

O PDI é um instrumento de planejamento estratégico que serve de subsídio para avaliar a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta no contexto legal explícito no Plano Nacional de Educação, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, o cumprimento dos compromissos e responsabilidade sociais da Universidade.

“O PDI aponta para um. rumo construído de forma compartilhada. Ele procura compilar os anseios da comunidade acadêmica e da comunidade externa, evitando que o destino da instituição fique à mercê apenas dos gestores. O documento também fornece um norte para os gestores, direcionando a busca de recursos”, afirma o reitor da UFLA, professor João Chrysostomo de Resende Júnior.

Com o objetivo de tornar esse processo mais dinâmico, foi instituída uma comissão para a elaboração da proposta do PDI 2021-2025, inicialmente composta por 19 membros. No decorrer dos trabalhos, a comissão agregou novos servidores, chegando a uma equipe de 54 colaboradores. A Comissão teve 23 reuniões entre julho e dezembro de 2020 para desenvolvimento da proposta.

O processo de elaboração do documento envolveu o estudo de um conjunto de legislações, bem como o uso de ferramentas de planejamento. “Na elaboração dessa proposta, as ferramentas de planejamento foram utilizadas de forma bem intensa. Também incluímos a gestão de riscos dos objetivos que irão compor o documento”, ressalta Adriano.

Com base nas ferramentas de planejamento, a comissão realizou a análise dos cenários atual e futuro, bem como de suas consequências para a Instituição. Em seguida, foram identificadas as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas da UFLA. As análises serviram de base para a elaboração dos objetivos estratégicos, metas, indicadores e estratégias que compõem a proposta do documento.

A reestruturação administrativa da UFLA, com a implantação de faculdades, escolas e institutos, gerou a necessidade de desenvolvimento dos Planos de Desenvolvimento de Unidade (PDUs), que deverão alinhar os objetivos das novas unidades com os objetivos estratégicos mais amplos da Instituição que compõem o PDI.